A quarta onda da Covid-19 no Suriname está próximo do fim. É o que afirmou a coordenação da pandemia no país durante coletiva de imprensa na última quinta-feira, dia 2. Segundo Soenita Nannan Panday-Gopisingh, o cenário animador vem sendo confirmado com o percentual baixo de infectados e, claro, pela baixa nos óbitos.
“Temos boas notícias. Existe uma tendência de declínio de casos da Covid-19 durante a 4ª onda. Os dados e fatos recentes sobre a queda no período passado demonstram isso. A calma voltou aos vários departamentos da Covid nos hospitais, o que também reduz a pressão sobre os funcionários”, reiterou a diretora do governo.
“Com a diminuição das infecções diárias e semanais, podemos dizer que estamos no final da 4ª onda de Covid-19”, completou. “Isso significa que o foco pode ser voltado para as demais áreas. A variante delta é mais contagiosa do que as variantes anteriores. Isso significa que muito mais crianças – como esperado – foram afetadas pelo vírus”, concluiu.
Ainda segundo ela, nenhuma das crianças admitidas necessitou de cuidados intensivos. As crianças com teste positivo são monitoradas pelos pediatras em uma unidade de Covid especialmente equipada na enfermaria pediátrica. Nannan Panday-Gopisingh avisa que, apesar da tendência de queda, o perigo do Covid-19 ainda não passou.
“Não sabemos para que lado isso poderia ir. Podemos ir para zero, mas também podemos disparar novamente”, observou ela. O modo como a situação se desenvolverá dependerá de vários fatores, incluindo a adesão aos protocolos e como o ômicrom se comporta como uma nova variante. O Suriname mantém os protocolos sanitários.