A concessionária de energia informou que, ano passado, outros 18 casos semelhantes foram registrados no Suriname.

Uma pipa foi parar em uma rede de transmissão de 161 mil volts e deixou cinco distritos sem energia na última sexta-feira, dia 30. Segundo a N.V. Energiebedrijven Suriname (EBS), a subestação atingida, Menkendam, é uma das mais importantes, pois distribui eletricidade para a grande Paramaribo, Para, Wanica, Commewijne e Saramacca.

Ainda de acordo com a concessionária, a pipa causou um curto-circuito nas linhas de transmissão de alta tensão. Para evitar danos permanentes ao sistema elétrico, os dispositivos de proteção desligaram a rede. A fonte de alimentação foi totalmente restaurada. Depois da ocorrência, a EBS solicitou a contribuição popular para que não seja empinada pipa nas proximidades de subestações e cabos elétricos.

Os cabos de transporte de eletricidade podem ser facilmente roteados através da pipa, independentemente do material. Empinar pipa pode causar eletrocussão. Uma pipa velha que fica presa na rede elétrica também é um bom condutor de eletricidade. No ano passado, o EBS teve 18 interrupções causadas por pipas que acabaram na rede.

Foto: Reprodução/Facebook

Deixe seu comentário abaixo.

Comentar

Comentar