spot_img
spot_img

Pintor e escultor Erwin de Vries faleceu no Hospital Acadêmico de Paramaribo

Atualizado há

- Publicidade -

De acordo com um comunicado de imprensa divulgado pela família do artista, Erwin de Vries, morreu na quarta-feira, 31 de janeiro.

“O pintor e escultor Erwin de Vries morreu na noite de quarta-feira com 88 anos de idade, após passar mal e ser internado no Hospital Acadêmico de Paramaribo (AZP)”, informou a família por intermédio de um comunicado de imprensa divulgado nesta quinta-feira, 1 de fevereiro.

Segundo informações da família, na noite de domingo para segunda, De Vries sentiu-se indisposto e foi levado para a sala de emergência do AZP. Após avaliação médica, o artista foi submetido a uma cirurgia de emergência para tratar uma hemorragia interna sendo transferido para Unidade de Tratamento Intensivo onde não resistiu e teve a morte confirmada pelos médicos na noite de quarta-feira.

- Publicidade -

Com suas pinturas e esculturas, De Vries exibiu suas obras no Museu Stedelijk Museum de Kunsthal (Rotterdam), na Jamaica e em muitos outros países. Em 2014, o artista plástico apresentou uma exposição geral do seu trabalho no De Hal. A Federação dos Artistas Plásticos do Suriname o colocou no centro das atenções durante um longo período. O sonho de Erwin, que era ter o seu próprio museu, não foi realizado durante sua vida, mas o artista foi reconhecido e homenageado com a Grande Fita da Ordem Honorária da Estrela Amarela do Suriname.

“Depois de uma operação bem sucedida, Erwin foi tratado na Unidade de Tratamento Intensivo do AZP, mas a intensidade da operação e a atual condição física imposta pela idade avançada tiveram um forte impacto culminando com a morte de Erwin de Vries”, informou a família que apela para que todos respeitem a privacidade da família neste momento de dor e tristeza pela morte do artista.

Esculturas de De Vries como a de Jagernath Lachmon, podem ser vistas na Praça da Independência, Henck Arron, em frente ao escritório do presidente e Fred Derby na encruzilhada do Dr. Sophie Redmondstraat e Fred Derbystraat. Muitas de suas pinturas foram compradas por colecionadores, bancos, seguradoras e particulares. De Vries pintou não apenas trabalhos abstratos, mas também retratos. Na Holanda, existem, entre outras coisas, os bustos do escritor Simon Carmiggelt, o político Joop den Uyl e do jogador de futebol, Clarence Seedorf. O Monumento Nacional da Escravidão no Oosterpark em Amsterdã, também foi feito por ele e em 4 de setembro de 2009, De Vries foi nomeado cidadão honorário da cidade de Amsterdã.

Foto: Vincent Mentzel

Deixe seu comentário abaixo.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: