spot_img
spot_img

Pílula anti-HIV também pode ser usada por adolescentes, diz estudo

Atualizado há

Pesquisa publicada no ‘JAMA Pediatrics’ mostra que pílula já disponível para adultos pode ser usada em jovens vulneráveis à infecção. Mas baixa adesão é problema.

Uma pílula que protege contra o vírus (HIV) pode ser usada com segurança por homens jovens que fazem sexo com homens, de acordo com um novo estudo publicado no “JAMA Pediatrics”.

- Advertisement -

Em um grupo diversificado de meninos adolescentes com alto risco de infecção pelo HIV, a profilaxia pré-exposição (PrEP) foi bem tolerada, disseram pesquisadores. A pílula, já disponível no Brasil, combina dois outros antirretrovirais: emtricitabina e o tenofovir.

“Espero que o estudo ajude especialistas a se sentirem mais confortáveis para oferecer PrEP a adolescentes”, disse Sybil Hosek, autora principal do estudo, à Reuters.

A pesquisadora espera que os novos dados sejam enviados ao FDA, agência americana equivalente à Anvisa no Brasil. A expectativa é que a pílula seja aprovada para uso em mais pessoas mais jovens, já que hoje ela é aprovada para prevenção do HIV em adultos.

A droga foi aprovada pela FDA em 2012 como a Truvada, que foi comercializada pela Gilead. Os ensaios mostraram que o medicamento reduziu o risco de infecção pelo HIV em mais de 90%, diz a Reuters.

Mas poucas evidências foram coletadas sobre seu uso entre adolescentes e adolescentes gays e bisexuais, que estão entre os que correm maior risco de infecção pelo HIV, segundo a agência.

De acordo com boletim epidemiológico do Ministério da Saúde de 2014, o maior crescimento de casos de AIDS estava entre jovens de 15 a 24 anos. Em oito anos, foram quase 30 mil casos da doença neste grupo da população.

Como foi o estudo que avaliou o Truvada em adolescentes

Para o estudo, pesquisadores inscreveram 78 homens jovens gays e bissexuais, de 15 a 17 anos, de seis cidades dos EUA. Os participantes não tinham HIV no início do estudo, mas estavam em alto risco de uma infecção, informa a Reuters.

Todos os jovens receberam uma sessão de aconselhamento sobre o risco de HIV, além de acesso a doses diárias de PrEP nas próximas 48 semanas. No geral, 47 participantes completaram o estudo.

Somente ocorreram três eventos adversos possivelmente relacionados à PrEP, descobriram os pesquisadores.

“Esse perfil de segurança é importante”, disse Hosek à Reuters. “Não vimos muitas queixas sobre efeitos colaterais, nem efeitos adversos.”

Pesquisadores também não encontraram aumento em comportamento de risco durante o período de estudo.

No entanto, três dos jovens do estudo ainda foram infectados. As amostras de sangue sugerem que eles estavam tomando menos de duas doses de PrEP a cada semana no momento da infecção, diz à Reuters.

Adesão é problema entre adolescentes

A taxa de infecção pelo HIV no estudo em adolescentes foi de 6,4 casos por 100 pessoas por ano, que é cerca de duas vezes maior do que a taxa observada entre os homens de 18 a 22 anos inscritos em um estudo similar, os pesquisadores escrevem em JAMA Pediatrics, publicado na terça-feira (5).

Ela disse à Reuters que a alta taxa de infecção pelo HIV no novo estudo é provavelmente devido à baixa adesão — na semana 48 do estudo, apenas 15% dos participantes apresentaram níveis detectáveis ​​da droga.

A baixa adesão aos medicamentos é um problema comum com os adolescentes, disse Hosek.

Segundo a Reuters, também a pesquisadora Renata Arrington-Sanders escreve em um editorial que acompanha o novo estudo que o sucesso da PrEP entre adolescentes gays e bissexuais exigirá esforço.

“Este trabalho sugere que os adolescentes podem exigir um esforço adicional de orientação do que o recomendado atualmente pelas diretrizes nacionais”, disse.

“Especialistas devem orientar os mais jovens sobre o risco de HIV e apoiar a adesão de medicamentos”, escreve Arrington-Sanders, da Universidade Johns Hopkins em Baltimore.

Hosek concordou, pedindo que os médicos fossem mais conectados aos seus jovens pacientes na PrEP.

Fonte: G1

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: