A estatal de petróleo do Suriname, Staatsolie, espera que a receita bruta do ano passado fique em torno de US$ 400 milhões e quase metade desse valor será paga ao governo em impostos, dividendos e royalties.
Em 2020, a empresa pagou US$ 132 milhões em impostos e royalties e, em comunicado, informou que a produção de Saramacca Crude foi de aproximadamente seis milhões de barris ao longo do ano.
“As chuvas extremas e os campos e instalações de produção inundados associados no distrito de Saramacca exigiram esforços adicionais para atingir a meta de produção. No total, foram produzidos 2,97 milhões de barris de diesel e gasolina, a maior produção da história da Refinaria Staatsolie”, observa o comunicado.
A empresa disse que sua subsidiária, GOw2, conseguiu manter sua participação no mercado e a Staatsolie Power Company Suriname, que gera mais de 75 por cento da eletricidade que o Suriname precisa para residências e indústrias, estabelece um recorde histórico.
“Devido ao aumento do nível de água no reservatório, mais energia hidrelétrica foi fornecida à rede elétrica. Portanto, menos eletricidade térmica, relativamente mais cara, foi necessária para atender à necessidade total, o que significou uma economia de aproximadamente 16 milhões de dólares americanos para o Suriname. ”
A Staatsolie disse que irá rever o plano estratégico existente e ajustar onde for necessário e que num futuro próximo, “o foco continuará na produção segura e eficiente, o que deve ter como consequência: agregar valor ao desenvolvimento do Suriname.