O Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca (LVV) iniciará na próxima semana uma ampla pesquisa entre os citricultores dos distritos de Nickerie e Coronie. O objetivo desta pesquisa é aumentar o cultivo de citros no Suriname. Esta pesquisa de levantamento deve esclarecer quantos citrinos, que tipos de variedades e que doenças e pragas os citricultores destes distritos têm de enfrentar.

Esta pesquisa também será realizada nos distritos de Saramacca, Commewijne, Marowijne, Pará e Brokopondo. Prevê-se a conclusão deste estudo até o final de fevereiro de 2023. Os dados obtidos devem deixar claro para o Ministério da LVV a necessidade de informação, orientação e capacitação dos citricultores. Depois disso, o ministério começará imediatamente a treinar esses produtores e seus assessores.

“Também é intenção produzir brochuras informativas e filmes instrutivos sobre citricultura”, diz Soesila Udit – líder da equipe Ramautar do projeto “Fortalecimento da citricultura no Suriname” do Banco Interamericano de Desenvolvimento, do qual a pesquisa faz parte. 

 

Comentar

Comentar