spot_img
spot_img

Pequenas iniciativas aliviam incômodo nos olhos por utilizar o computador

Atualizado há

- Publicidade -

Manter lubrificação e reduzir brilho da tela ajuda a evitar problemas.

IE142-058

 A tecnologia facilita muitas atividades do cotidiano. Além de nos manter informados sobre os principais acontecimentos do mundo, podemos trocar mensagens com nossos amigos, colegas, divulgar textos e fotos, assistir a vídeos, entre outras coisas. A utilização de dispositivos móveis só cresceu nos últimos anos.

Embora tenha um lado muito positivo, há desvantagens na utilização excessiva dos tablets e smartphones. Um estudo publicado no Jornal da Associação Médica Canadense analisou mais de 150 mil adultos em 107 mil famílias de 17 países. Nove em cada dez pessoas que se expõem à luz destes dispositivos móveis na hora de dormir têm dificuldade em pegar no sono.

- Publicidade -

Não há um tempo determinado que deve ser considerado para uma exposição excessiva. Mas a pessoa precisa prestar atenção se sentir algum incômodo. Ao menor sinal de vermelhidão, de coceira nos olhos, acompanhado muitas vezes de cor de cabeça, é recomendável diminuir o brilho das telas e piscar sempre para lubrificar os olhos. Além disso, o ideal é dar um intervalo de 10 minutos para descanso dos olhos a cada 40 minutos de exposição às luzes dos dispositivos.

Nestes 10 minutos de pausa, sugere-se ler uma revista, conversar com os amigos ou colegas de trabalho, admirar a paisagem na janela ou algo que não envolva computador ou outro aparelho tecnológico. Outra sugestão é quando sentir os olhos secos, e for um incômodo recorrente, consultar um oftalmologista para utilizar o colírio de lágrimas artificial de três a quatro vezes ao dia.

Se mesmo assim não houver resultados, o oftalmologista deve desconfiar que a pessoa está se expondo de forma excessiva à luz violeta dos aparelhos. É necessário explicar que existem dois tipos de luz que são emitidas por estas tecnologias: azul turquesa e o azul violeta. A primeira cor não prejudica a visão, enquanto que a segunda pode causar degenerações maculares e levar até mesmo à catarata. Se uma pessoa se expõe durante sete horas por dia nessa luz, a partir dos 25 anos, com 40 anos, ela pode ter um destes problemas e o dano só é detectado em longo prazo.

Outro cuidado importante é sempre lavar as mãos depois de manipular o computador ou celular. Ao detectar a vontade de coçar, para aliviar a irritação, é sugerido fazer a higiene das mãos, pois estas podem estar contaminadas com sujeira e com micro-organismos, acumulados nos teclados desses equipamentos, e ocasionar outros problemas oculares, como conjuntivite, por exemplo.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: MinhaVida

 

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: