Foto: Reprodução
Publicidade

Uma das maiores manifestações religiosas do mundo chega a 229º edição em um formato diferente. Pelo segundo ano consecutivo sem procissões oficiais, por causa da pandemia, o Círio de Nazaré tem programação neste domingo (10) com missas e homenagens à Padroeira da Amazônia.

A programação começou às 7h, com a celebração da Missa Solene na Catedral da Sé, no bairro da Cidade Velha, em Belém. A missa será fechada ao público. Após a Missa começa a breve homenagem da Esquadrilha da Fumaça, com uma passagem pela Catedral.

Publicidade

Às 8h30, a Imagem Peregrina sai do píer na Casa das 11 Janelas e faz um sobrevoo pela cidade, passando por alguns hospitais, iniciando no Hospital da Marinha, seguindo pela Ordem Terceira, Hospital do Exército, Santa Casa e PSM da 14 de março (estes dois recebem homenagem com pétalas de rosas jogadas), Beneficente Portuguesa, Hospital Amazônia, Ophir Loyola (com homenagem de pétalas), Hospital Unimed, PSM do Guamá (com homenagem de pétalas), Hospital HSM, Porto Dias (com homenagem de pétalas), Hospital da Aeronáutica, Metropolitano e Abelardo Santos, que também recebem homenagem de pétalas.

“Será um momento verdadeiramente emocionante, em que lembraremos o quanto foi difícil estes meses, quanto sofrimento e vidas perdidas nestes locais, mas também quantas mensagens de esperança e fé tivemos. Nossa Senhora estará agradecendo aos profissionais de saúde e nos abençoando, para que em 2022 possamos celebrar como ela merece o Círio 230º”, ressalta Albano Martins, coordenador da DFN.

A Imagem retorna para o Hangar do GRAESP, no aeroporto, e aguarda para fazer um novo sobrevoo pelo trajeto do Círio, às 11h, pousando no estacionamento da Basílica, para acessar a Berlinda e entrar na Praça Santuário, onde ficará em exposição durante a quinzena do Círio. O público só terá acesso à Praça depois das 12h, quando se inicia a Missa de encerramento na Basílica Santuário, presidida pelo bispo auxiliar Dom Antônio de Assis Ribeiro. O acesso à Missa será permitido, porém controlado.

Comentar

Comentar