spot_img
spot_img

PCC expande atuação no Norte do Brasil e expande atuação do tráfico para regiões de fronteira com Guiana e Suriname

É justamente por esse motivo que o PCC tem interesse em se fortalecer no local e há oito anos tenta impor sua hegemonia naquele território.

Atualizado há

- Publicidade -

Uma denúncia do Ministério Público Estadual oferecida à Justiça em outubro deste ano contra 25 integrantes do PCC (Primeiro Comando da Capital) em Roraima traduz o crescimento da facção criminosa paulista na região Norte do Brasil. O estado de Roraima é considerado importante rota do tráfico de drogas procedentes da Venezuela, da Guiana e Suriname.

É justamente por esse motivo que o PCC tem interesse em se fortalecer no local e há oito anos tenta impor sua hegemonia naquele território. A expansão do PCC em Roraima preocupa as autoridades locais. As forças de segurança deflagraram várias operações policiais na tentativa de desarticular a organização criminosa dentro e fora das prisões estaduais. Mas segundo o MP, o grupo sempre consegue se reestruturar.

O promotor de Justiça Carlos Alberto Melotto observa na denúncia que, apesar do intenso combate à facção criminosa, o PCC age como um “verdadeiro regime de franquia” e substitui os integrantes presos recrutando novos membros nas ruas. Na denúncia de 145 páginas Melotto descreve que a atuação do PCC em Roraima começou em 2013 no sistema prisional. Os detentos formaram uma associação com o PCM (Primeiro Comando da Maioria), composto pelos presidiários mais antigos.

- Publicidade -

No início, a facção atuava exclusivamente dentro dos presídios do estado. Porém, os presos do PCM passaram a implantar a ideologia do PCC em Roraima e as sementes da facção paulista se espalharam também para as ruas. No ano seguinte as forças de segurança começaram a deflagrar várias operações. Em 2014 foram presos 91 integrantes do PCC no estado. Ao menos 15 foram transferidos para presídios federais. De novembro de 2018 até agosto de 2020 ocorreram mais cinco operações, com 119 prisões.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: