26 C
Distrikt Paramaribo
sábado, 11 janeiro, 2025

Passaporte brasileiro aumenta em número de países sem exigência de visto; veja a lista

Recentemente, na contramão da escalada, o México passou a exigir a apresentação de visto eletrônico do passaporte

Veja também

Os brasileiros em busca de rodar o mundo sem burocracias tiveram uma boa notícia nesta semana. O relatório da consultoria internacional Henley & Partners demonstrou que o Brasil subiu uma posição no ranking dos passaportes mais aceitos no mundo. Com a mudança, o País saiu da 20ª colocação para a 19ª, o que significa que o documento é aceito agora em 170 países. Junto ao Brasil, está a vizinha Argentina, com entrada sem a necessidade de visto na mesma quantidade de locais.

O levantamento, chamado The Henley Passport Index, é realizado há 17 anos e orienta cidadãos sobre 227 destinos e a necessidade de vistos prévios. Além disso, segundo a Henley & Partners, os resultados também são ferramentas para que as nações promovam políticas públicas relacionadas ao turismo e às relações exteriores.

No total, 199 passaportes foram avaliados em todo o mundo pela consultoria. Atualmente, os países se distribuem entre o 1º lugar, ocupado pelo Japão, cujo documento tem aceitação em 193 países, e o 112º lugar, no qual o Afeganistão está inserido, com entrada permitida em 27 países.

Além do Japão, líder isolado com o passaporte mais poderoso do mundo, outros 29 países estão no ranking das primeiras posições. Vale lembrar que o ranking compila aqueles com a mesma quantidade de entradas permitidas. Os 30 países mais bem posicionados estão listados abaixo.

  • 1º lugar: Japão, passaporte aceito em 193 países;
  • 2° lugar: Coréia do Sul e Singapura (192);
  • 3º lugar: Alemanha e Espanha (190);
  • 4º lugar: Finlândia, Itália e Luxemburgo (189);
  • 5º lugar: Áustria, Dinamarca, Holanda e Suécia (188);
  • 6º lugar: França, Irlanda, Portugal e Reino Unido (187);
  • 7º lugar: Bélgica, Nova Zelândia, Noruega, Suíça e Estados Unidos (186);
  • 8º lugar: Austrália, Canadá, República Checa, Grécia e Malta (185);
  • 9º lugar: Hungria (183);
  • 10º lugar: Lituânia, Polônia, Eslováquia (182).

Exigência de visto

Desde o início da divulgação do relatório, o Brasil ocupa diferentes posições no ranking. Em 2010, o País ocupava a 28ª colocação, sendo o pior momento entre os anos apurados. Apesar do avanço neste ano, foi em 2018 que os brasileiros tiveram acesso a mais países sem a exigência de visto prévio (16ª colocação).

No continente africano, 24 nações exigem o visto de brasileiro. Na Ásia, 13 países solicitam o documento para além do passaporte brasileiro. Nas Américas, além das conhecidas regras dos Estados Unidos, Canadá e Guiana Francesa, mais recentemente o México passou a adotar o visto como item obrigatório. A explicação para o requerimento está na quantidade de pessoas que utilizam o território mexicano como base para tentativas de entrada sem permissão aos Estados Unidos.

Diante disso, o Governo Federal, por meio do Ministério das Relações Exteriores afirmou, à época, que tinha expectativas de que essa fosse uma medida de curta duração e transitória. Na mesma nota divulgada, a pasta também expressou interesse em criar soluções para o combate ao contrabando e tráfico de pessoas, ressaltando que as redes criminosas exploram, principalmente, indivíduos em situação de vulnerabilidade.

Serviço

Para consultar os Países nos quais brasileiros podem entrar sem visto prévio ou aqueles em que ainda há restrição, basta acessar o site da consultoria Henley. Em “Meu Passaporte” (My Passport) é possível filtrar os países e escolher o documento brasileiro e outros para a busca.

- Publicidade -spot_img

Mais do LPM

- Publicidade -

Conteúdos recomendados

Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App