spot_img
spot_img

Passagem do furacão Odile deixa cidade mexicana destruída

Atualizado há

Casas e comércio de Cabo de San Lucas ficaram fortemente danificados. Furacão deve ser rebaixado a tempestade tropical nesta terça.

O furacão Odile deixou um rastro de destruição na península de Baixa Califórnia, região turística no México, depois de passar com ventos de até 205 km/h na madrugada de domingo para esta segunda-feira (15). Desde casas a grandes lojas e hotéis de luxo ficaram em ruínas, e estradas e bairros inteiros se transformaram em zonas de desastres.

A força do furacão obrigou as autoridades a proteger 30 mil turistas – 26 mil estrangeiros e 4 mil mexicanos – em 18 hotéis da região certificados como refúgios, anunciou o diretor do Serviço de Proteção Civil, Luis Felipe Puente.

- Publicidade -

A tempestade atingiu a costa do município de Los Cabos, que abriga as cidades de San José del Cabo e Cabo de San Lucas, como um furacão de categoria 3. Sua passagem derrubou árvores, postes de energia e placas de trânsito da estrada principal, que em um ponto foi inundada por enchentes.

Ao longo da estrada, casas e estabelecimentos comerciais ficaram fortemente danificados.

“É o corredor inteiro” entre San José del Cabo e Cabo de San Lucas, disse Deneb Poli, funcionária do Hotel Melia Cabo Real. Segundo ela, todos os hóspedes e funcionários do hotel estavam bem, mas as linhas de telefones foram cortadas e a cobertura de sinal de celular estava irregular. “Partes do hotel ficaram completamente colapsadas… o estrago é muito extenso”, disse.

O Aeroporto Internacional de Los Cabos continuava fechado para todos os voos nesta segunda.No bairro Colonia Unidad Real, formado em um antigo leito de riacho, centenas de casas foram destruídas ou danificadas, com destroços espalhados por toda a parte.

Depois de passar a noite com seus sogros, Graciela Castillo Monroy, de 44 anos, e sua família voltaram à sua casa e encontraram apenas duas paredes. “É hora de recomeçar”, disse Monroy. “Porque não temos nenhuma outra opção do que seguir em frente”.

O jornal Tribuna de Los Cabos reportou pessoas feridas com estilhaços de vidro e um incêndio no ressorte Cascadas, na praia Medano.

“Pelo o que vimos aqui, tudo está muito destruído”, disse Alejandro Tealdi, de 32 anos, morador de Cabo San Lucas. Sua casa foi inundada, mas ninguém foi ferido. “Nos sete anos em que estou aqui, nunca vi nada igual a isso”.

O furacão continuou a atingir Baixa Califórnia enquanto ia em direção ao norte, mas enfraqueceu para um furacão de categoria 1 e deve ser rebaixado para uma tempestade tropical nesta terça-feira.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: AP

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App