spot_img
spot_img

Paris reduz show e cancela fogos de Ano Novo após ataques de novembro

Atualizado há

- Publicidade -

11 mil soldados, policias e agentes de emergência estarão em atividade. Capital continua em estado de alerta alto desde ataques que mataram 130.

De olho na segurança depois dos ataques de militantes armados em novembro, autoridades de Paris vão encurtar um show de vídeo e luzes pela passagem do ano no Arco do Triunfo à meia-noite de quinta-feira e cancelar uma queima de fogos, para conter a multidão.

Cerca de 11 mil soldados, policias e agentes de emergência estarão em atividade, 2.000 a mais do que no ano passado, durante as celebrações mais modestas, disse o site oficial da cidade, ao mesmo tempo em que haverá restrições na venda de bebidas alcoólicas.

- Publicidade -

A capital francesa permanece em estado de alerta alto desde os ataques a tiros e bomba de 13 de novembro por militantes do grupo Estado Islâmico, que mataram 130 pessoas.

“Decidimos marcar o Ano Novo numa atmosfera de mais sobriedade e unidade”, declarou a prefeita Anne Hidalgo no site oficial da cidade.

Fogos e álcool
Queima de fogos não é tradicional nas celebrações, mas fez parte do exaltado Ano Novo de um ato atrás na Avenida Champs-Elysées, a mais famosa da capital.

“Turistas e moradores poderão como sempre se encontrar no que conhecemos como a mais bonita avenida do mundo, mas neste ano a sobriedade está presente. Não haverá um grande show, e os fogos foram cancelados”, disse o site.

A venda e o uso de fogos na região de Paris estará proibida durante a noite, disse a polícia, assim como a compra de álcool para o consumo nas ruas e de qualquer bebida em garrafas de vidro.

Tropas
O ministro da Defesa, Jean-Yves Le Drian, lembrou a imprensa que a mobilização diária das tropas e da polícia na França desde os ataques já era maior do que qualquer missão militar francesa no exterior.

“É maior do que em Mali, do que na República Centro-Africana, do que no Oriente Médio, mas é a mesma luta, o mesmo inimigo. É em casa e também no exterior”, declarou. “Temos que ficar muito atentos, mas a atenção não deve impedir a celebração”. As informações são da agência Reuters.

Cancelamento na Bélgica
Além de Paris, Bruxelas também teve os tradicionais fogos de artifício cancelados. O prefeito de Bruxelas, Yvan Mayeur, decidiu nesta quarta-feira (30) cancelar os fogos e todas os eventos planejados para a celebração do Ano Novo no centro histórico da capital belga, informou a agência EFE.

O prefeito tomou esta medida após fazer consultas com o ministro do Interior, Jan Jambon, e depois de as forças de segurança terem detido nesta terça-feira dois homens que estariam planejando atentados a “vários locais emblemáticos” da cidade durante as celebrações de fim de ano.

Mohammed Karay, de 27 anos, e Saïd Souati, de 30, foram detidos após várias revistas executadas pelas forças de segurança belgas em uma investigação antiterrorista pelo suposto planejamento de atentados em Bruxelas.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: G1

 

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: