spot_img
spot_img

Pai de piloto capturado faz apelo ao Estado Islâmico

Atualizado há

- Publicidade -

Subtenente de 26 anos está em poder dos terroristas desde que seu avião caiu, em circunstâncias ainda desconhecidas.

O pai do piloto de caça capturado na quarta-feira pelo Estado Islâmico (EI) na Síria, após a queda de seu avião, fez um apelo aos terroristas: “Espero que Deus leve piedade ao coração do Daesh (acrônimo em árabe do EI) para libertá-lo”. Yusef al-Kassasbeh também pediu aos jihadistas que tratem seu filho como um “hóspede entre irmãos”.

A captura de Maaz al-Kassasbeh, subtenente de 26 anos que se casou recentemente, provocou comoção na Jordânia. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu aos sequestradores que “tratem o piloto segundo as regras do direito humanitário internacional”. Lloyd Austin, comandante do Centcom, comando americano responsável pela região, afirmou que o governo dos Estados Unidos apoiará “todos os esforços para que o piloto seja socorrido”, sem entrar em detalhes.

- Publicidade -

A Jordânia é um dos países árabes que participam das missão militar liderada pelos Estados Unidos para bombardear o grupo Estado Islâmico, que controla territórios na Síria e no Iraque.

De acordo com Nael Mustafa, militante anti-EI na Síria, os jihadistas estão divididos sobre o destino do piloto. “Os chechenos querem matá-lo, enquanto os iraquianos querem mantê-lo com vida. Há algum tempo acontecem discussões entre eles sobre quem deve dar as ordens”, diz. Segundo Mustafa, a decisão será tomada pelo Conselho Consultivo, uma instância com representação de todas as nacionalidades presentes no EI.

Captura — O EI publicou em sites imagens do piloto após a captura. Uma das fotografias mostra o jordaniano vestido apenas com uma camisa branca e carregado por quatro homens, que o retiram da água, um lago ou rio, o possível local de sua queda após a ejeção do caça.

Esse foi o primeiro avião perdido desde o início da campanha de ataques aéreos da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos no Iraque e na Síria. As circunstâncias da queda do F-16 de fabricação americana continuam incertas.

Na imagem divulgada pelo EI, o grupo jihadista afirma que a aeronave foi derrubada com um míssil equipado com sensor infravermelho, que permite detectar focos de calor (neste caso o motor do avião). Essa informação, no entanto, foi desmentida por Washington. “Os elementos de prova indicam, claramente, que o EI não derrubou o aparelho, ao contrário do que a organização terrorista alega”, afirmou uma nota do Centcom, que não explica as causas do incidente. A Jordânia também não se manifestou sobre o motivo da queda do caça.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: Veja

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: