Dois homens armados com facas mataram um padre e deixaram uma pessoa ferida em uma igreja da Normandia nesta terça-feira, elevando as tensões na França após uma série de atentados jihadistas nos últimos 18 meses. De acordo com o Ministério do Interior, o ferido está em estado grave. Fontes próximas à investigação disseram que o padre foi degolado.
De acordo com relatos, os homens invadiram a igreja durante uma missa e mantiveram o sacerdote, duas freiras e outros dois reféns. Momentos depois, a polícia matou os dois autores do ataque na localidade normanda de Saint-Etienne-du-Rouvray, a 125 km de Paris.
Uma terceira freira conseguiu escapar e alertar as autoridades. Segundo o jornal “Le Parisien”, a dupla entrou à igreja pouco antes das dez pela porta dos fundos.
De acordo com fontes policiais citadas pelo “Le Figaro”, um dos homens tinha barba e usava um chachia, um tipo de chapéu típico de muçulmanos.
O Vaticano condenou o “bárbaro assassinato” do sacerdote, que será investigado pelas autoridades de combate ao terrorismo da França.
O presidente francês, François Hollande, e o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, estão a caminho de Saint-Etienne-du-Rouvray para serem informados sobre o incidente.
Esta tomada de reféns ocorre em um contexto de alta tensão na França, doze dias depois de um atentado em Nice reivindicado pelo Estado Islâmico que deixou 84 mortos.
Fonte: Dol