spot_img
spot_img

Operação “Besançon” desmantela garimpo ilegal na divisa entre Suriname e Guiana Francesa

Veja tudo que foi apreendido

Atualizado há

SAINT-LAURENT DU MARONI – Uma operação conjunta, intitulada “Besançon”, realizada de 6 a 15 de janeiro de 2024, na região de Saint-Laurent du Maroni, Guianesa Ocidental, resultou no desmantelamento de um garimpo ilegal que apresentava sérios riscos de colapso. A ação envolveu 19 policiais, incluindo membros da Antena do Grupo de Intervenção da Gendarmeria Nacional (AGIGN), do Centro de Conduta de Operações (CCO), e dos esquadrões 23/5 de Pontcharra e 21/1 de Melun, além de 27 soldados das Forças Armadas da Guiana (FAG).

A operação foi desencadeada em resposta a alertas sobre os perigos iminentes causados por um morro explorado por garimpeiros na região. Tratos e avisos foram emitidos em 27 de dezembro, e um decreto prefeitural proibiu o acesso à área. O objetivo principal da missão era dissuadir a população e órfãos ilegais de permanecerem no local, meta que foi alcançada com sucesso.

A operação “Palikao”, realizada em dezembro de 2023, já havia interrompido permanentemente a produção ilegal de ouro, usando medidas drásticas, como a destruição explosiva de poços e galerias.

- Publicidade -

O balanço operacional da “Besançon” revela a apreensão de 90 gramas de material dourado, uma antena Starlink e seis celulares. Além disso, diversos equipamentos utilizados na atividade ilegal foram destruídos, incluindo um quad, três motobombas, um monitor de lance, 585 litros de combustível, 170 metros de tubos, sete grupos de eletrogênio, dois quilos de explosivos com cabo de ignição, 78 tapetes, 1320 metros quadrados de lona, quatro congeladores, 115 quilos de alimentos, 120 litros de álcool e 50 cartuchos de cigarros. Três grandes alto-falantes também foram apreendidos durante a operação.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: