O Comitê de Planejamento do Setor de Ouro em Pequena Escala do Suriname (OKGS) começará a registrar todos os mineiros e todos os envolvidos que atuam nesse setor da economia. As inscrições acontecerão na terceira semana de fevereiro. Os concessionários também devem se registrar, diz Henkie Caffe, gerente de operações da OKGS em conversa com o LPM.

Ronnie Brunswijk — Foto: Luiz Paulo

“Queremos cadastrar todos os envolvidos no setor de ouro. O primeiro registro já ocorreu. O vice-presidente Ronnie Brunswijk foi registrado como a primeira pessoa porque é um concessionário. O objetivo do registro é obter uma visão geral do número de pessoas direta ou indiretamente envolvidas no setor de ouro de pequena escala”, completou Caffe à reportagem.

Publicidade

Depois dos registros, todos vão receber um crachá da OKGS. Caffe explica que esse cartão contém todos os dados. “Com esse passe, as pessoas podem começar oficialmente a fazer negócios. Com esse cartão, as pessoas podem ir ao banco para fazer transações bancárias. O passe é, portanto, fornecido com um código de barras”, detalhou o gerente.

A OKGS deseja trabalhar para que essas pessoas passem a ser reconhecidas por organizações com as quais os mineradores de ouro fazem negócios e que as transações aconteçam somente entre os cadastrados. “Aqueles que não tiverem um passe serão recusados. As muitas possibilidades oferecidas por tal passe também deveriam resultar em garimpeiros e outros que trabalham no setor de ouro”, adiantou.

Caffe enfatiza que os indivíduos não devem temer que algumas ações adotadas contra eles após o registro aconteçam. “Em algum ponto, as sanções serão aplicadas se a pessoa não se registrar. Portanto, a OKGS optou por permitir que o período de registro dure seis meses. Os últimos três meses são destinados a pessoas que se inscreverão com atraso”, explicou.

Quanto aos garimpeiros ilegais, a OKGS fez um apelo para que eles também se registrem. “O seu estatuto é uma questão de imigração e por isso esse departamento também fará parte do registo para que este grupo também seja incluído nesse processo. Para mais informações ligue 43-98-20 ou visite a página do Facebook: Ordening Goudsector”, concluiu o gerente.

Registro

Para fazer o registro é necessário a carteira de identidade, passaporte ou carteira de motorista. As empresas também precisam de um extrato da Câmara de Comércio e Indústria (KKF) e levar no endereço mencionado: Jaggernath Lachmonstraat 181, na sede da OKGS. Para mais informações ligue 43-98-20 ou visite a página do Facebook: Ordening Goudsector.

Veja as outras localidades onde pode ser feito o registro:

Nieuw koffiekamp, White house, Bewoyo, Sarakreek, Alimoni, Claudia, Goliath, Villa Brasil, Dram Oso, Pikin Saramacca, Gunsi, Snesi Kondre, Benzdorp, Antonio do Brinco, Grankreek, Kriki Mofo, Mama N ‘Dyuka, Oelemarie, Sellakreek, Berayu, Manlobi, Poeketie, Goninirivier, Anapaike e Jaw Pasie.

Comentar

Comentar