spot_img
spot_img

‘Obama perdeu o rumo’, diz ex-secretário de Defesa

Atualizado há

- Publicidade -

Leon Panetta, que ocupou a Secretaria de Defesa entre 2011 e 2013, afirmou que equívocos do presidente aumentaram a força do grupo Estado Islâmic.

O ex-secretário de Defensa dos Estados Unidos Leon Panetta (2011 – 2013) fez na segunda-feira duras críticas ao presidente Barack Obama que, segundo sua opinião “perdeu o rumo” em sua política de segurança e cometeu erros. De acordo com Panetta, os erros fortaleceram o grupo Estado Islâmico (EI) e agora a luta contra os jihadistas pode durar “30 anos”.

“Durante os primeiros quatro anos e o tempo em que eu estive à frente do Pentágono, pensei que Obama era um líder forte em assuntos de segurança. Mas nesses dois últimos anos acho que ele perdeu o rumo. Ele enviou mensagens ambíguas ao tentar abordar os temas e tentar esclarecer qual é o papel do nosso país”, disse Panetta em entrevista a um programa de televisão. As contundentes declarações do político democrata estão em seu livro ‘Worthy Fights: A Memoir of Leadership in War and Peace‘ (‘Lutas Dignas: Memórias da Liderança em Guerra e Paz’, em tradução livre), que será colocado à venda nos EUA nesta terça-feira.

- Publicidade -

Antigo líder do Pentágono, o autor engrossa a lista de altos colaboradores de Obama que, após deixar o cargo, se opõem abertamente a suas políticas em seus livros de memórias ou em entrevistas. Panetta lamenta que Obama não tenha armado os rebeldes sírios em 2002, uma reprovação também feita publicamente a então secretária de Estado, Hillary Clinton, que também rejeitou em várias ocasiões. “Acho que, se eles tivessem seguido nosso conselho, agora estaríamos em melhores condições para determinar se existe ou não um elemento moderado entre as forças rebeldes que estão lutando contra o ditador sírio Bashar Assad”, considerou.

Ex-diretor da CIA (2009 – 2011), Panetta afirma que a maior fraqueza de Obama é uma “frustrante reticência para convencer seus oponentes e obter apoios para sua causa”. ”Talvez Obama se reencontre na gestão desta crise por causa do EI. Espero que seja o caso. E se estiver disposto a arregaçar as mangas e fazer o Congresso abordar alguns dos assuntos pendentes, acho que poderia deixar um legado muito forte. Estes dois anos e meio nos dirão muito sobre o que a história tem a dizer sobre sua administração”, acrescentou.

Panetta é o segundo ex-secretário de Defesa que critica os planos adotados por Obama. No começo do ano, o primeiro secretário de Defesa de Obama, Robert Gates, criticou em um livro que o presidente não encontrou sua própria estratégia para o Afeganistão e desconfiou do conselho de seus assessores militares. Gates foi o último secretário de Defesa na administração do ex-presidente George W. Bush e continuou no cargo com Obama até junho de 2011.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: Veja

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: