spot_img
spot_img

Obama pede libertação de soldado israelense sequestrado em Gaza

Atualizado há

- Publicidade -

Presidente condena quebra de cessar-fogo em Gaza e pede nova trégua. ‘Devemos fazer mais para proteger os civis em Gaza’, disse.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu nesta sexta-feira (1º) a libertação do soldado israelense que supostamente foi sequestrado em Gaza pelo Hamas “o mais rápido possivel”, durante coletiva de imprensa realizada na Casa Branca.

“Se eles são sérios sobre a tentativa de resolver esta situação, o soldado precisa ser libertado incondicionalmente o mais rápido possível”, disse o presidente.

- Publicidade -

Obama condenou o sequestro desta sexta e as mortes de soldados israelenses pelo Hamas, grupo que governa a Faixa de Gaza. Ele disse que Israel tem o direito de se defender, ao mesmo tempo em que mais deve ser feito para proteger os civis em Gaza.

“Nenhum país deve suportar ataques de mísseis e a construção de túneis em sua terra para a ataques terroristas”, disse o presidente. “Gostaria de ver que todo o possível seja feito, para garantir que os civis palestinos não sejam mortos”, acrescentou.

“Queremos deixar claro que os civis inocentes de Gaza, aprisionados em meio aos combates, devem pesar sobre nossas consciências e que nós devemos fazer mais para protegê-los”, disse.

Obama também comentou sobre os esforços dos EUA em tentar promover um cessar-fogo na região e destacou os esforços do secretário de Estado, John Kerry, em promover um acordo entre Israel e o Hamas.

“O cessar-fogo era uma das maneiras de parar com as mortes, recuar e tentar resolver algumas das questões sujacentes”, afirmou Obama. “Tentar reestabelecer o cessar-fogo será desafiante, mas nós vamos continuar a fazer esses esforços”.

No entanto, segundo ele, o estabelecimento de uma nova trégua no conflito será “muito difícil (…) se os israelenses e a comunidade internacional não puderem ter confiança no fato de que o Hamas pode manter as suas promessas”.

Soldado capturado
Segundo um porta-voz das Forças Armadas de Israel, nesta sexta dois soldados foram mortos e um capturado por militantes palestinos durante confronto em Rafah, no sul da Faixa de Gaza.

O sequestro de Doldin, de 23 anos, levou as forças armadas israelenses a declarar rompida, poucas horas depois do início, a trégua de 72 horas acertada com o movimento islamita Hamas.

Os militares israelenses disseram que, passados 90 minutos da entrada da trégua em vigor – enquanto famílias palestinas que fugiram de bairros transformados em campos de batalha começavam a caminhar para casa –, militantes atacaram soldados que rastreavam a região em busca de túneis no sul da Faixa de Gaza.

De acordo com a AFP, mais de 1.600 palestinos morreram desde o início, há 25 dias, da ofensiva israelense na Faixa de Gaza. Segundo a ONU, três quartos dos mortos eram civis, incluindo muitas crianças. Do lado isralense, 63 soldados e três civis foram mortos no mesmo período.

Crise na Ucrânia
Obama também comentou sobre a pressão que os Estados Unidos têm feito à Rússia para que o país pare de apoiar os separatistas no leste da Ucrânia. Ele disse que o presidente Vladimir Putin desafia a lógica ao ignorar o dano que as sanções do Ocidente podem causar à economia russa.

“Estamos fazendo tudo o que podemos para apoiar o governo ucraniano e deter a Rússia de avançar na Ucrânia”, disse.

“Falando objetivamente, o presidente Putin deveria querer resolver isso diplomaticamente, para ter essas sanções suspensas, ter sua economia crescendo de novo”, afirmou.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: G1

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: