spot_img
spot_img

Obama diz que EUA estão prontos para uma ação dirigida no Iraque

Atualizado há

- Publicidade -

Washington deverá enviar 300 assessores militares para estudar como ajudar forças iraquianas.

Barack Obama[textmarker color=”C24000″]Obama disse que Washington está preparado para enviar 300 assessores militares para ajudar as forças iraquianas[/textmarker]

O presidente Barack Obama afirmou nesta quinta-feira (19) que os Estados Unidos estão prontos para adotar uma ação dirigida no Iraque, se necessário, em função do avanço dos jihadistas sunitas.

O presidente norte-americano garantiu que os Estados Unidos não irão entrar em combate novamente no Iraque, mas disse que Washington está preparado para enviar 300 assessores militares para estudar como ajudar as forças iraquianas.

- Publicidade -

— Nós não conseguimos resolver este problema enviando dezenas de milhares de homens e comprometendo o sangue e as riquezas que já foram gastos no Iraque (…) em última análise, é algo que terá que ser resolvido pelos iraquianos.

Obama disse que os conselheiros militares irão dar suporte às forças de segurança iraquianas e à criação de centros de operação conjuntos em Bagdá e no norte do Iraque para compartilhar inteligência e coordenar o planejamento do confronto aos insurgentes.

Obama acrescentou que o secretário de Estado, John Kerry, irá realizar reuniões no Oriente Médio e na Europa esta semana para liderar esforços diplomáticos para promover a estabilidade da região.

Os Estados Unidos invadiram o Iraque em 2003 para derrubar o presidente Saddam Hussein. Os norte-americanos retiraram suas tropas em 2011, passando a responsabilidade pela segurança para o governo local.

O presidente também fez um apelo às autoridades iraquianas para deixarem de lado suas diferenças e unirem-se para encontrar uma solução política à crise que afeta o país.

“O Irã pode ter um papel construtivo se enviar a mesma mensagem que nós ao governo do Iraque: que os iraquianos podem viver juntos” se houve uma integração das comunidades sunitas, xiitas e curdasa.

— Se o Irã intervir militarmente apenas em nome dos xiitas (…) a situação provavelmente piorará.

O presidente também pediu aos dirigentes iraquianos que incluam todas as comunidades de todas as confissões que integram o país.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: R7

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: