spot_img
spot_img

Obama confirma que cogita enviar armas à Ucrânia

Atualizado há

- Publicidade -

Presidente enfrenta pressões para oferecer armas letais de defesa a Kiev, mas países europeus insistem na necessidade de buscar solução diplomática.

O presidente Barack Obama afirmou nesta segunda-feira que o envio de armas para ajudar Kiev a se defender da agressão da Rússia é uma opção que já vem sendo estudada. “Se, de fato, a diplomacia falhar, o que eu pedi para minha equipe fazer foi examinar todas as opções”, disse, em uma entrevista coletiva concedida na Casa Branca, ao lado da chanceler alemã Angela Merkel.

Obama acrescentou que a Rússia violou “cada compromisso” assumido no acordo de Minsk – que deu origem a uma trégua, não respeitada. O presidente americano também disse que as sanções aplicadas contra Moscou “ainda não dissuadiram [Vladimir] Putin de seguir o caminho que está trilhando”.

- Publicidade -

Nos Estados Unidos, alguns militares e políticos pressionam pelo envio de armas para ajudar a Ucrânia a interromper o avanço rebelde – vozes favoráveis ao armamento já se levantam no Congresso americano, dominado por republicanos. “Os ucranianos estão sendo massacrados e estamos enviando para eles cobertores e comida. Cobertores não servem contra tanques russos”, disse o senador John McCain durante uma conferência sobre segurança realizada em Munique no fim de semana.

Muitos países europeus, no entanto, expressam preocupação de que o envio de armas agrave o conflito no leste ucraniano. E preferem manter a pressão por meio de sanções econômicas que forcem Putin a aceitar algum pacto. “Eu entendo o debate, mas acredito que mais armas não vão levar ao progresso que a Ucrânia precisa”, disse Merkel, defendendo que todas as oportunidades para uma solução diplomática devem ser analisadas.

Nesta segunda, chanceleres europeus aprovaram proibição de visto e congelamento de ativos de mais separatistas ucranianos e russos. Mas decidiram esperar até o próximo dia 16 para impor as medidas – com isso, pretendem dar mais tempo para as conversas de paz.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: Veja

 

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: