Protestos contra o governo de Michel Temer (PMDB) e a favor de novas eleições vão ocorrer em pelo menos 24 cidades em todo o país neste feriado de 7 de Setembro, dia da Independência do Brasil. Desse total, 18 das manifestações estão agendadas em capitais.
Em Brasília (DF), diversos movimentos de esquerda organizam um ato programado para as 8h30, na frente da Catedral Metropolitana, na Esplanada dos Ministérios. Próximo ao local, no Ministério da Defesa, o presidente deve participar, por volta das 9 horas, do tradicional desfile militar que ocorre anualmente nesta data.
Já na capital paulista, diversos movimentos sociais agendaram um protesto na Praça da Sé para as 14 horas. O protesto conta com o apoio de grupos da periferia de São Paulo e da comunidade LGBT paulistana.
No Rio de Janeiro, um ato está programado pela frente Povo sem Medo para as 11h na esquina da rua Uruguaiana com a avenida Presidente Vargas. Mais tarde, por volta das 18h, outro grupo pretende se reunir em frente à sede da Rede Globo, no Jardim Botânico.
Cidades do litoral e interior
Municípios do litoral e interior também vão participar dos protestos contra o governo de Temer. Em São Paulo, a cidade de Santos, no litoral, deve reunir manifestantes na Praça da Independência a partir das 16h. Já no interior, protestos estão agendados em Piracicaba, Campinas e São José do Rio Preto.
Grupos também se organizam para protestar nas cidades mineiras de Uberaba e Uberlândia, no Triângulo Mineiro.
Fonte: Exame