27 C
Distrikt Paramaribo
sábado, 11 janeiro, 2025

Novo foguete europeu será lançado da Guiana Francesa

Lançamento será da base de Kourou

Veja também

O desenvolvedor europeu de pequenos veículos lançadores Isar Aerospace assinou um acordo com a agência espacial francesa CNES para lançar seu foguete Spectrum da Guiana Francesa.

A Isar disse em 21 de julho que assinou um termo vinculativo com o CNES para lançar do complexo de lançamento Diamant no Centro Espacial da Guiana, ou CSG, perto de Kourou, na Guiana Francesa. O novo bloco, que será adicional ao de Andøya, na Noruega, receberá lançamentos a partir do primeiro semestre de 2024.

Em entrevista, Alexandre Dalloneau, vice-presidente de operações de missão e lançamento da Isar, disse que a segunda plataforma permitirá lançamentos adicionais e servirá órbitas não acessíveis a partir de Andøya, que pode suportar lançamentos em órbitas polares e retrógradas. A plataforma CSG permitirá lançamentos em órbitas que variam de quase equatorial a polar.

“É um grande trunfo para nós ter dois locais de lançamento diferentes. Na Europa, somos os únicos”, disse. Ele acrescentou que também permite que a Isar seja competitiva com empresas americanas como ABL Space Systems, Firefly Aerospace e Relativity Space, que estão desenvolvendo veículos com desempenho semelhante ao Spectrum e têm acesso a vários locais de lançamento.

A almofada Diamant foi construída há mais de meio século para o foguete francês de mesmo nome, mas está inativa há décadas. O CNES está agora trabalhando para converter a instalação em um site multiusuário para pequenos veículos lançadores, e a Isar é a primeira empresa que a agência selecionou em uma competição aberta para usar o site.

O CNES fornecerá infraestrutura comum, disse Dalloneau, como energia, comunicações e encanamento. A Isar construirá então uma plataforma de lançamento e um hangar de montagem para seus lançamentos, com potencial para outras empresas construírem suas próprias instalações de lançamento lá.

O site da Guiana Francesa poderá suportar até 10 lançamentos por ano, o mesmo que o Andøya pad da empresa. Isso dependerá em parte de quantos outros fornecedores de lançamentos se estabeleceram no complexo Diamant, bem como outras atividades de lançamento dos blocos Ariane e Vega no CSG. “Sei que o CNES quer melhorar a capacidade de lançamento de seu complexo de lançamento”, disse ele. Uma taxa de voo de 10 por ano, disse ele, parece viável, “mas depende da cadência de lançamento de outros fornecedores de lançamento”.

O bloco CSG será idêntico ao de Andøya. “Não queremos mudar o sistema de lançamento”, disse Dalloneau. “O operador dentro do hangar para montar o lançador não saberá onde está. Ele terá que abrir a porta para ver se há neve ou clima tropical”.

- Publicidade -spot_img

Mais do LPM

- Publicidade -

Conteúdos recomendados

Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App