spot_img
spot_img

Novo balanço aponta 24 mortos pelo ciclone ‘Pam’ em Vanuatu

Atualizado há

- Publicidade -

Presidente faz apelo à comunidade internacional para reconstrução da zona.Ciclone alcançou rajadas de vento de até 320 km/h neste sábado.

O ciclone “Pam”, que alcançou rajadas de vento de até 320 km/h no último sábado, deixou 24 mortos ao passar pelo arquipélago de Vanuatu no Pacífico Sul, informou a ONU nesta segunda-feira (16), de acordo com a agência de notícias France Presse.

“Há ao menos 24 vítimas confirmadas: 11 em Tafea, oito em Efate e cinco em Tanna”, disse o Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA, em inglês) em um novo balanço sobre o ciclone que atingiu na sexta-feira o pequeno país de 270 mil habitantes.

- Publicidade -

Nesta segunda-feira, as organizações humanitárias enfrentavam grandes dificuldades para ajudar os habitantes do país, ao mesmo tempo em que o presidente do arquipélago, Baldwin Lonsdale, fez um apelo à comunidade internacional para a reconstrução da zona.

“As necessidades humanitárias são imediatas, precisamos agora”, disse Baldwin à agência France Presse antes de retornar ao país de Sendai (Japão), onde participava em uma reunião da ONU sobre a prevenção de catástrofes naturais.

“A longo prazo, necessitamos de apoio financeiro e ajuda para começar a reconstruir nossas infraestruturas. Temos que reconstruir todo”, completou.

“Depois de todo o desenvolvimento que alcançamos nos últimos dois anos, vem este ciclone e destrói toda a infraestrutura que o governo construiu”, lamentou, acrescentando que “precisamos de financiamento internacional para reconstruir todas as infraestruturas”.

Mais cedo, o presidente de Vanuatu declarou que a mudança climática foi um fator-chave na devastação sofrida pelo país durante a passagem do ciclone “Pam”.

“A mudança climática está contribuindo para o desastre em Vanuatu”, disse ele a uma emissora de televisão australiana.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: G1

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: