spot_img
spot_img

No quarto dia de bombardeios, número de mortos em Gaza sobe para 100

Atualizado há

- Publicidade -

Exército israelense voltou a falar de uma possível invasão por terra. Extremistas islâmicos também lançaram projéteis contra Israel a partir do sul do Líbano.

A operação militar israelense, que entra nesta sexta-feira em seu quarto dia, já deixou 100 mortos e mais de 600 feridos na Faixa de Gaza, informou a rede BBC citando fontes palestinas. As últimas oito vítimas foram mortas na madrugada desta sexta durante os ataques de aviões e embarcações de guerra de Israel contra cinquenta alvos em diferentes pontos da Faixa, segundo fontes palestinas entrevistadas pela rádio pública israelense. Entre os alvos estavam quatro imóveis, um deles próximo de um túnel no sul da Faixa de Gaza, detalhou a emissora.

O Exército israelense afirmou em comunicado que atacou nas últimas 24 horas cerca de 210 alvos relacionados com atividades de “grupos terroristas”, como plataformas de lançamento de foguetes, instalações do Hamas, túneis para o contrabando de armamento e complexos de treinamento dos grupos armados. Israel disse que já atacou aproximadamente 1.090 alvos por mar e ar desde o início da ofensiva. Peter Lerner, porta-voz do Exército israelense, voltou a mencionar a possibilidade de um ataque terrestre à Faixa de Gaza. “Estamos utilizando tropas que nos permitam criar forças substanciais ao redor de Gaza, que, se for necessário, nós vamos ser capazes de mobilizar o mais rápido possível”, disse Lerner à CNN. O gabinete de crise israelense autorizou os militares a mobilizarem 40.000 reservistas.

- Publicidade -

Foguetes do Hamas – No último dia, as facções armadas palestinas na Faixa de Gaza intensificaram os disparos de foguetes contra Israel com o lançamento de cerca de 200 projéteis. Com isso, já são cerca de 550 foguetes disparados contra o território israelense em quatro dias, segundo uma nota militar de Israel, que responsabilizou o Hamas pelos lançamentos. O braço armado do Hamas – as Brigadas Ezedin al-Qassam – assumiu a autoria de dezenas de disparos de foguetes contra Israel, assim como os lançados nas últimas horas.

Somente na manhã desta sexta, mais de 30 projéteis foram disparados contra localidades do sul de Israel, informou a rádio pública. Além disso, o veículo relatou que alguns deles atingiram cidades como Rishon Lezion, Ashkelon e Ashdod, e vários foram interceptados pelo sistema antimísseis israelense, Domo de Ferro. Em Ashdod, três civis israelenses ficaram feridos, um deles com gravidade, depois que um foguete caiu em um posto de gasolina. Além disso, um dos dois soldados israelenses feridos na quinta-feira pelo impacto de uma bomba está internado em estado grave.

Ataques vindos do Líbano – Três projéteis foram disparados nesta sexta do Líbano contra Israel, que respondeu com o lançamento de vários foguetes. Não houve vítimas em nenhum dos lados, apenas danos materiais, noticiou a CNN. Dos projéteis lançados do Líbano, dois caíram em Israel e as autoridades militares israelenses estão investigando se o terceiro caiu no próprio território libanês. Em represália, a artilharia israelense disparou 25 projéteis nos arredores de Kfarchuba, uma região próxima à fronteira dos dois países, alvo constante de tensão.

O Exército libanês e a Forças das Nações Unidas no sul do Líbano estão inspecionando o local de onde foram disparados os foguetes em território libanês, enquanto drones israelenses de reconhecimento sobrevoam a área. As forças libanesas informaram também que conseguiram neutralizar outros dois projéteis preparados para serem lançados contra o norte de Israel.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: agência EFE

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: