spot_img
spot_img

Nº de mortos passa de 2,5 mil em duplo terremoto no Nepal

Atualizado há

- Publicidade -

Os hospitais da capital nepalesa estão lotados; pacientes estão sendo carregados em macas e sacos.

Médicos sobrecarregados moviam centenas de pacientes para as ruas da capital do Nepal neste domingo enquanto tremores secundários sacudiam hospitais e edifícios já danificados pelo terremoto que matou mais de 2,5 mil pessoas e devastou o Vale de Catmandu.

Doentes e feridos deitavam-se em uma empoeirada rodovia fora do Kathmandu Medical College, enquanto funcionários do hospital carregavam pacientes para fora do prédio em macas e sacos. Os médicos montaram uma sala de operações dentro de uma tenda para onde levavam os mais críticos, após um tremor particularmente grande forçar as pessoas a correrem aterrorizadas para as ruas.

- Publicidade -

O tremor secundário, de magnitude 6,7 na escala Richter, provocou mais avalanches nos Himalaias depois do terremoto do sábado de magnitude 7,8 graus – que desencadeou o pior desastre do Everest e foi o mais intenso desde 1934, quando 8,5 mil pessoas morreram.

No lado externo do Centro Nacional de Trauma em Catmandu, pacientes em cadeiras de rodas que estavam em tratamento antes do terremoto juntaram-se a centenas de feridos com membros fraturados e sujos de sangue, deitados dentro de barracas feitas com lençóis do hospital.

Agências de ajuda e autoridades disseram que a maioria dos hospitais estava sobrecarregada e com poucos suprimentos médicos.

Sobre o terremoto
O terremoto de magnitude 7,8 que atingiu o Nepal deixou no sábado (25) provocou mais de 2 mil mortes e muitos danos materiais, causando também uma avalanche que soterrou um acampamento de alpinistas no Everest. O tremor, que teve seu epicentro a cerca de 80 quilômetros de Catmandu, ocorreu por volta do meio-dia local (03h11 de Brasília) e durou entre 30 segundos e dois minutos. Na capital nepalesa, o terremoto derrubou edifícios, especialmente os antigos, incluídos templos e monumentos. A torre Dharahara, uma importante atração turística, se transformou em escombros. Os efeitos do tremor chegaram até as montanhas do Himalaia e também na Índia e na China, onde provocaram a queda de edifícios e a morte de dezenas de pessoas, de acordo com autoridades locais. Foram registradas dezenas de réplicas do terremoto, entre 4,2 e 6,7 graus.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: Terra

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: