spot_img
spot_img

Nigéria resgata 300 mulheres e crianças capturadas pelo Boko Haram

Atualizado há

Exército libertou 338 pessoas sequestradas pelos terroristas.  Na mesma operação, 30 insurgentes do grupo teriam sido mortos.

O exército nigeriano anunciou nesta quarta-feira (28) que resgatou mais de 300 mulheres e crianças sequestradas pelo grupo islamita Boko Haram na região nordeste do país. Na operação, 30 insurgentes do Boko Haram foram mortos pelo exército. Armas e munições também foram apreendidas.

“A unidade [do exército] socorreu 338 pessoas que os terroristas mantinham em cativeiro”, entre eles 192 crianças e 138 mulheres, durante operações na terça-feira na região de Sambisa, um reduto dos insurgentes islamitas, anunciaram as Forças Armadas.

- Publicidade -

As operações aconteceram em campos suspeitos de pertencer aos terroristas do Boko Haram nas cidades de Bulajilin e Manawashe, na região de Sambisa, reduto dos rebeldes islamitas.

A Força Aérea nigeriana declarou na véspera ter bombardeado depósitos de veículos e combustível do grupo em um esforço para deteriorar ao máximo seus recursos.

História do grupo
O grupo radical islâmico Boko Haram nasceu de uma seita que atraiu jovens do norte do país.

Seus líderes são críticos em relação ao governo nigeriano e querem estabelecer a lei do Islâ no país. Além disso, condenam a educação ocidental e são contra mulheres frequentarem a escola.

Boko Haram significa “a educação ocidental é pecaminosa” em hausa, a língua mais falada no norte da Nigéria.

Para Mohammed Yusuf, fundador da seita, os valores ocidentais, instaurados pelos colonizadores britânicos, são a fonte de todos os males sofridos pelo país.

Ataques
Entre os atos terroristas do Boko Haram está o ataque à sede da ONU que matou 23 pessoas em Abuja, capital da Nigéria, em agosto de 2011. Em 25 de dezembro desse mesmo ano, um ataque a bomba à igreja de Santa Theresa, na cidade de Madalla, deixou 43 mortos.

Segundo diplomatas, membros do Boko Haram foram treinados pela AQMI (Al-Qaeda no Magrebe Islâmico) no norte do Mali entre 2012 e 2013. Além disso, afirmam que o Boko Haram está presente no Níger, Chade e Camarões, países que serviriam de base para o grupo.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: G1

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App