spot_img
spot_img

Na Guiana, Bolsonaro assina acordos e chama Petrobras de “gigante”

Presidente fez visita ao país vizinho acompanhado de ministros e do governador de Roraima

Atualizado há

- Publicidade -

Depois de fazer críticas à Petrobras, o presidente Jair Bolsonaro (PL) chamou a estatal de uma “gigante” do setor de óleo e gás ao comentar sobre as perspectivas de cooperação com a Guiana. Deu a declaração nesta 6ª feira (06.mai.2022) depois de encontro com o presidente do país vizinho, Mohamed Irfaan Ali, em Georgetown, capital da Guiana.

“Na questão de óleo e gás, temos uma gigante brasileira chamada Petrobras, que cada vez mais se torna uma realidade para cooperar com a Guiana. Trouxemos para tal o nosso ministro das Minas e Energia [Bento Albuquerque], que debateu o assunto com muita profundidade”, disse em declaração a jornalistas, junto de Irfaan Ali.

O chefe do Executivo disse na 5ª feira (05.mai) que os lucros da estatal são um “estupro” e fez um apelo para que a companhia não anuncie novos reajustes nos preços dos combustíveis. “O Brasil, se tiver mais um aumento de combustível, pode quebrar”, afirmou durante live nas redes sociais.

- Publicidade -

Em visita ao Suriname no dia 20 de janeiro, Bolsonaro havia dito que a Petrobras poderia ajudar na exploração de petróleo e gás no Suriname e que o país analisa dar prioridade ao Brasil. Além de parcerias no setor de óleo e gás, também foi tratada no encontro a cooperação nas áreas de agricultura, comércio e defesa e segurança.

Foram assinados atos entre os dois países, como acordos sobre assistência jurídica mútua em assuntos civis e penais. O chefe do Executivo afirmou que o presidente de Guiana tem um “estilo” muito parecido com o seu e que ambos valorizam a “objetividade” para chegar a soluções. No encontro, o presidente da Guiana se referiu a Bolsonaro como um “caro amigo”, elogio que o líder brasileiro disse ser recíproco.

“Nossa passagem por aqui foi muito gratificante para os dois países e para os nossos povos. A Guiana tem um grande futuro pela frente, em especial pelo seu potencial de óleo e gás, bem como da maneira como o seu governo se relaciona com o nosso Brasil. Somos parceiros”, disse.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: