De 27 a 31 de janeiro, um Grupo de Combate do 34° Batalhão de Infantaria de Selva, Batalhão Veiga Cabral, realizou uma expedição na região da Aldeia Santa Isabel, próxima ao Oiapoque. O Grupo era formado por 1 tenente, 3 sargentos, 4 cabos e 3 soldados. Segundo informações divulgadas somente esta semana, o Exército tinha realizado uma busca em 2012, mas sem sucesso.
A busca foi um desafio, no qual o GC teve que improvisar bastante para chegar ao local, como conta um dos integrantes da missão: “Nós fizemos um bom contato com a população local, fomos muito bem recebidos pelo pessoal da aldeia, deixamos a nossa embarcação militar e pegamos algumas canoas pequenas que eles chamam de “casco” para poder conseguir se aproximar da montanha.
O caminho é uma selva alagada, tem muitas árvores. Só é possível passar com essas canoas”, disse a fonte. O grupo levou três dias e contaram com auxílio de pelo menos três indígenas da região. Encontraram alguns destroços da fuselagem, parte da cauda, asa e uma metralhadora calibre .50. A história dessa aeronave está diretamente ligada à base aeronaval do Amapá, que serviu aos aliados durante a Segunda Guerra Mundial.