Todos os anos, no dia 8 de dezembro, é lembrado a morte de quinze Surinameses nos dias 8 e 9 de dezembro de 1982, que foram assassinados pelo regime militar, até então liderada por Desi Bouterse.
Este ano será realizada uma missa na segunda-feira 8 de dezembro, na igreja Mozes & Aäronkerk organizada pelo Comitê das Vítimas no Suriname (Comité Herdenking Slachtoffers Suriname).
“Nos lembramos todas as vítimas, começando com as primeiras vítimas que foram mortas na noite do domingo 24 e na segunda-feira, 25 de fevereiro de 1980, o assassinato de 08 de dezembro, o massacre em Moiwana e o assassinato do inspetor de polícia Herman Gooding”, disse o Comitê.
Desde que a (ONU) declarou este ano, pela primeira vez que 02 de novembro é um dia anual “contra a impunidade de crimes e violência contra jornalistas”, o tema deste ano é “Impunidade”.
As atividades irão começar com uma procissão de velas no Consulado Geral do Suriname. As pessoas no Suriname também lembram anualmente das vítimas e uma coroa de flores é colocada no monumento nacional Bastion Veere em Fort Zeelandia.
Isto é organizado todos os anos pela Organização de Justiça e Paz (Organisatie voor Gerechtigheid en Vrede OGV) e da Fundação 08 de dezembro.
Deixe seu comentário abaixo.