spot_img
spot_img

Mobilização nacional contra mosquito da dengue e chikungunya acontece hoje em todo País

Atualizado há

Dia será marcado por mutirões de limpeza e atividades para alertar profissionais de saúde.

O sábado vai ser de mobilização contra os focos do mosquito aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue e da febre chikungunya. Para isso, acontecerá o Dia D de Mobilização, que será marcado por mutirões de limpeza urbana e atividades para alertar os profissionais de saúde ao diagnóstico correto das doenças. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, participará de uma visita à comunidade do catumbi, no Rio de Janeiro, estado que conseguiu reduzir em 97% os casos de dengue, comparação de 2013 a 2014, a maior do país.

Medidas simples como manter recipientes que podem armazenar água fechados, limpar regularmente calhas e caixas d’água e recolher o lixo são fundamentais para o combate ao mosquito e já conhecidas da população. A ideia é promover uma nova ação de mobilização em fevereiro de 2015, que será chamado de Dia D+1.

- Publicidade -

Para o ministro da Saúde, Arthur Chioro, esta é uma ação importante para reforçar a prevenção contra as duas doenças.

― As ações de controle e combate do mosquito devem se antecipar aos problemas. Por isso, é muito importante o envolvimento do setor público e da sociedade nesse mutirão de limpeza das cidades antecedendo o período de chuvas. A dimensão da dengue e da chikungunya no próximo ano dependerá do dever de casa de cada um e do envolvimento de todos.

Segundo dados do Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti, pesquisa que identifica os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito o panorama dos criadouros do mosquito varia entre as regiões. Enquanto na Região Nordeste, 76,1% dos focos está no armazenamento de água, na região sudeste 56% dos focos está no depósito domiciliar. Já as regiões Norte, Centro-Oeste e Sul tem no lixo o principal desafio, com taxas de ―  42,5%, 45,5% e 47,3% ―, respectivamente.

O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, reforça que a campanha de mobilização para dengue este ano tem objetivo duplo de combater a dengue e o chikungunya.

― Como 80% dos focos dos mosquitos estão nas residências, a mobilização da população tem um papel fundamental. Em apenas 15 minutos semanais, as famílias podem fazer o inspeção dentro de casa e destruir os focos dos mosquitos.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: R7

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: