O ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca (LVV) contradisse rumores de que haveria uma crise no setor de arroz no Suriname.
“Se houvesse um crise no setor, 27.500 hectares de arroz não teriam sido semeados”, afirmou o ministro Algoe esta semana em resposta as informações divulgadas sobre a crise no negócio de arroz.
Na última temporada, 31.000 hectares foram semeados por todo o país e esta temporada a quantidade semeada foi menor, mas de acordo com o ministro, isto aconteceu por causa do fenômeno meteorológico “El Nino”. O fenômeno climático fez com que o limite de água salgada se expandisse na margem direita do rio Nickerie levando a produção mais para o interior. O resultado é que somente 5.000 hectares foram semeados na margem direita do rio Nickerie, disse Algoe.
A Fundação de Fazendeiros de Arroz LARECO no entanto, afirma que os agricultores sofrem com perdas seguidas durante quatro estações devido aos baixos preços para o arroz com casca.
Em resposta ao que diz a fundação, o ministro tem uma explicação: “O arroz parece fácil, mas nada é menos verdadeiro e os problemas neste setor não podem ser resolvidos a curto prazo. O preço no mercado mundial está baixo, enquanto o consumo local deve ser garantido”. Esses fatores, de acordo com o ministro Algoe, não são superados rapidamente.
De acordo com a fundação, pela falta de política governamental coerente, o setor pode ser comparado a um navio a deriva.
Deixe seu comentário abaixo.