spot_img
spot_img

Ministro Mike Noersalim participou do lançamento da Bíblia javanesa no Suriname

Atualizado há

- Publicidade -

O ministro Mike Noersalim, do Ministério do Interior, recebeu uma cópia da Bíblia javanesa do Suriname. 

O lançamento da obra aconteceu no centro cultural e esportivo Indra Maju Sport na última sexta-feira e foi considerada um marco para a Sociedade Bíblica do Suriname.

De acordo com o que foi divulgado pelo Instituto Nacional de Informação (NII) nesta quarta-feira (15), o ministro Noersalim se mostrou orgulhoso pelo fato de que, dentro de um período de 128 anos de imigração javanesa, a Bíblia traduzida para o javanês-surinamês foi colocada à disposição de todos.

- Publicidade -

“Não apenas para os jovens javaneses que nasceram no Suriname e não têm mais a língua, mas também para toda a comunidade surinamesa que deseja aprender a língua falada pelos javaneses que vivem no Suriname”, disse o ministro Mike Noersalim. O Ministério do Interior considera a conservação da língua importante e apoiou desde o início a iniciativa da tradução da Bíblia para o javanês-surinamês. “Felicito não somente como ministro do Interior, mas também em nome do Governo da República do Suriname, a todos que colaboraram para esta importante realização”, acrescentou o ministro do Interior.

O javanês é falado por cerca de 80 a 100 milhões de pessoas em todo o mundo e a ilha de Java tem o maior número de falantes do idioma javanês. Através da emigração, pessoas de outras partes da região de Java também passaram a falar o javanês, incluindo o Suriname, Nova Caledônia e Holanda. O número de pessoas que falam o javanês-surinamês é estimado em 90.000, dos quais 60.000 estão no Suriname e 30.000 na Holanda.

Deixe seu comentário abaixo.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: