Devido a um recente surto de dengue em Trinidad & Tobago, Guiana Inglesa e Jamaica, o Ministério da Saúde do Suriname recebeu recentemente uma notificação da CARHPA (Agência de Saúde Pública do Caribe).
De acordo com o informações publicadas pelo Instituto Nacional de Informação (NII), nesta segunda-feira (28), apenas um caso de dengue foi registrado pelo Escritório de Saúde Pública (BOG) até agora.
Em virtude da crescente preocupação nas ilhas caribenhas, a CARPHA aconselhou os países do Caribe para que aumentem suas medidas de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti a fim de prevenir a transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya.
No Suriname, todos os casos de dengue são notificados ao departamento de epidemiologia do BOG por meio do sistema de vigilância. “Até o momento, há apenas um caso registrado de dengue por meio desse sistema nacional”, informou o Departamento de Epidemiologia através do NII.
O BOG informou ainda que o trabalho de inspeção é realizado todos os meses ao longo do ano em locais de alto risco, incluindo: casas de idosos e hospitais. Além disso, a população de mosquitos é monitorada mensalmente em áreas selecionadas. Pulverizações com veneno são realizadas de acordo com o protocolo após a inspeção em endereços residenciais de casos de dengue confirmados e suspeitos. Isso é feito em um raio de 100 metros em torno dos endereços para evitar a disseminação do mosquito.
A transmissão do vírus da dengue por um mosquito Aedes aegypti infectado apresenta os seguintes sintomas:
- Febre súbita alta
- Dor de cabeça forte, especialmente na testa
- Dor atrás dos olhos,
- Dores nos músculos e articulações,
- náuseas e vômitos.
Se você apresentar um ou mais sintomas descritos acima e suspeitar que está infectado com o vírus da dengue, é aconselhável procurar um médico e seguir as instruções deste profissional.
O Ministério da Saúde aconselha que os cidadãos não deixem vasos de planta ou objetos com água parada dentro e ao redor da casa. Aconselha-se também o uso de repelente para evitar a picada de mosquitos.
Para mais informações, basta ligar para a linha direta do BOG 178 ou 883 – 6643.
Deixe seu comentário abaixo.