No próximo ano letivo (2021-2022), o Ministério da Educação, Ciência e Cultura introduzirá a 9ª série nas escolas primárias. Foi o que anunciou a ministra Marie Levens, na Assembleia Nacional do Suriname (DNA). Ela explicou quais as mudanças a partir da nova medida.
“As crianças não precisam mais fazer o exame da 6ª série, mas passam com um extenso relatório de progresso. Esse relatório mostra exatamente o quão longe as crianças chegaram com o assunto, no que elas são muito boas e onde precisam de orientação extra”, disse.
“Quem estudar a sério irá para a 10ª série com boas notas. Quem brinca e não estuda segue com um relatório de progresso fraco, mas ameaça a transição para a 11ª série. Os bons alunos continuam na estrada vocacional ou na estrada acadêmica”, observou a ministra.
O ministério tem um plano de emergência em vigor para a conclusão do ano letivo de 2020-2021. “Uma das medidas importantes terá a ver com o apoio extra às escolas em forma de ensino corretivo, entre outras coisas. Por exemplo, medidas extras serão tomadas para ajudar os alunos”, concluiu.