spot_img
spot_img

Militares do Corpo de Bombeiros do Brasil e Guiana Francesa simulam salvamento de acidente de veículo

Conforme o acordo estabelecido entre o Brasil e a França, em caso de uma emergência na ponte binacional que liga os dois países

Atualizado há

CAIENA – No extremo norte do estado do Amapá, militares do Corpo de Bombeiros locais se uniram aos seus colegas da Guiana Francesa em uma simulação de resgate de um veículo em chamas na principal praça do município de Oiapoque. Esta atividade, parte de um acordo transfronteiriço entre o Brasil e a França, visa proporcionar a troca de conhecimentos e fortalecer a cooperação entre os profissionais de ambos os lados da fronteira.

Durante a simulação, as equipes utilizaram extintores para controlar o fogo e ferramentas de corte para criar aberturas nos veículos, demonstrando habilidades e técnicas essenciais para situações de emergência. Estas operações são realizadas mensalmente entre as duas corporações, seguindo um calendário que alterna os treinamentos entre os países.

O comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, coronel Alexandre Veríssimo, enfatizou a importância desses exercícios conjuntos: “A ideia é estar sempre realizando o simulado para que quando tiver uma ocorrência, a gente possa atuar em conjunto. Visando também verificar problemas, o que é que pode ser adaptado para uma corporação ou para outra, no caso de diferença de equipamentos”.

- Publicidade -

Conforme o acordo estabelecido entre o Brasil e a França, em caso de uma emergência na ponte binacional que liga os dois países, equipes de ambos os lados serão mobilizadas para atender à ocorrência. No próximo mês, as simulações ocorrerão na Guiana Francesa, reforçando ainda mais a colaboração entre os bombeiros de ambas as regiões.

Esta iniciativa faz parte de uma relação de cooperação mais ampla entre o Amapá e a França. Em 2023, a Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça Brasil/França (CMT) retomou suas atividades presenciais após quatro anos de interrupção. Sob coordenação do Governo do Amapá, em parceria com o Itamaraty, a CMT trata de diversas demandas nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, relações comerciais e diplomáticas, promovendo uma relação cada vez mais estreita e produtiva entre os dois lados da fronteira.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App