spot_img
spot_img

Metade dos programas usados no Brasil é pirata, diz estudo

Atualizado há

O Brasil possui 50% de softwares instalados em computadores como não licenciados (piratas) aponta estudo global da BSA | The Software Alliance, associação de defesa global do setor. Mesmo com este número alto, os dados são positivos, pois mostra uma queda de 3% em relação ao último índice, registrado em 2011.

Os países com os menores índices de pirataria de software são os Estados Unidos com 18% e o Japão com 19%. A pesquisa mostra que o Brasil possui o menor taxa de pirataria de software em relação aos países latino-americanos, seguido de Colômbia (52%), Chile (59%) e Costa Rica (59%).

Entre os países BRICs, o Brasil também mantém o índice mais baixo de uso de programas não licenciados. Rússia fica com 62%, Índia com 60% e China, 74%.

- Publicidade -

“Os prejuízos causados pelo uso do software não original afetam não apenas a indústria de software. As consequências trazem danos econômicos para o País, que perde na arrecadação de impostos e sofre com a redução da oferta de trabalho.”, diz Frank Caramuru, diretor da BSA no Brasil.

No total, o valor comercial de software para PC não licenciado instalado totalizou globalmente US$ 62,7 bilhões em 2013. No Brasil, a soma representa US$ 2,8 bilhões.

Caramuru ainda aponta que um dos principais fatores para isso é o uso desses softwares no ambiente empresarial.  “É preocupante ver empresas que deveriam ter uma postura eticamente comprometida com o uso do software licenciado perpetuando essa prática em suas dependências, principalmente ante as consequências alarmantes que isso pode ter, tanto em termos de penalidades judiciais quanto de riscos à segurança da empresa”, afirma o executivo.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: Terra.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App