BELÉM – Na terça-feira (30), João Batista Ferreira Bastos, conhecido como Chico Ferreira, foi encontrado morto em sua residência, um apartamento localizado no bairro do Jurunas, em Belém. Ferreira, condenado a 80 anos de prisão pelo duplo homicídio dos irmãos Ubiraci e Uraquitã Novelino, estava cumprindo prisão domiciliar por motivos de saúde.
Chico Ferreira havia sido condenado por ser o mandante do brutal assassinato dos irmãos Novelino, cujos corpos foram encontrados na baía do Guajará em abril de 2007. O crime, que ocorreu devido a uma dívida de aproximadamente R$ 4 milhões, envolveu o planejamento detalhado de Ferreira para eliminar as vítimas e evitar o pagamento da dívida.
Os irmãos Novelino foram atraídos para uma das empresas de Ferreira, onde foram amordaçados, algemados e estrangulados com uma mangueira plástica. Os corpos, posteriormente, foram colocados em barris de plástico, concretados e lançados na baía. O caso chocou a comunidade e a investigação revelou a brutalidade do crime.
Ferreira havia sido liberado no dia 11 de abril para cumprir prisão domiciliar por 180 dias para tratamento de saúde. No entanto, as circunstâncias de sua morte ainda não foram esclarecidas. O caso foi inicialmente registrado na Seccional do Comércio, mas a investigação foi transferida para a Divisão de Homicídios, liderada pelo delegado Maurício Menezes.
A Polícia Científica foi acionada para realizar a perícia e determinar as causas da morte de Chico Ferreira. O resultado da perícia deve ser divulgado em até 30 dias.