spot_img
spot_img

Mais de 120 quilômetros da estrada que liga Roraima a Guiana está pavimentado

Georgetown, capital da Guiana, terá o primeiro porto de águas profundas para exportação de petróleo com condições para embarque e desembarque de grãos e matérias-primas para agricultura.

Atualizado há

- Publicidade -

No programa Agenda da Semana, que pertence a uma rádio de Roraima, o secretário Estadual Especial de Atração de Investimento, Aluízio Nascimento, falou sobre a integração econômica do estado com a República Federativa da Guiana, investimentos e desenvolvimento da agricultura.

Nascimento esteve com o governador de Roraima, Antonio Denarium (Progressista) na última semana nas obras de asfaltamento da estrada que liga o porto de Linden à cidade de Lethen, na Guiana.

São 126 quilômetros de trecho executado pela empresa brasileira Andrade Galvão, subsidiada pela empresa Ayla. Georgetown, capital da Guiana, terá o primeiro porto de águas profundas para exportação de petróleo com condições para embarque e desembarque de grãos e matérias-primas para agricultura.

- Publicidade -

“Canteiro de obras a todo vapor e nós vimos lá que eles fazem algo diferente. Eles fazem uma sub-base, capeamento, uma sub-base novamente”, lembrou Aluízio Nascimento. Além da estrada, o projeto contemplará a construção de 45 pontes preparadas para receber asfalto. No canteiro de obras trabalham 250 colaboradores em diversos maquinários. Segundo Nascimento, a infraestrutura foi financiada pelo Fundo Britânico após licitação internacional.

A expectativa é para abertura de mais portas para exportação de produtos e insumos roraimenses. “Hoje exportamos farelo de soja e carne, mesmo com a estrada de terra”, disse o secretário. Os itens brasileiros saem para o mercado internacional pela Guiana.”A estrada vai nos dar condição para produzir mais e com custo menor e ter para onde  exportar mais”, complementou.

Revelou que existe um obstáculo, mas que espera solução em parceria entre os dois Governos Federais relacionado ao seguro de cargas, o que encarece o processo de exportação. “Nós temos o tratado nosso de Livre Transporte, mas o que pega é a parte do seguro. Está bem mais próximo isso tudo. Quebrando a parte do seguro das cargas a gente para com o problema”, explicou Aluízio Nascimento. Segundo ele, toda produção de Roraima é de interesse do comércio internacional.

Ainda na entrevista com Getúlio Cruz, o secretário Estadual Especial de Atração de Investimento falou sobre financiamentos de créditos para agricultura familiar em Roraima como fomento para aumento na produção. No fim de semana participou de conferência com mais de 500 pessoas da agricultura familiar e familiar indígena onde se discutiu e se apresentou as principais demandas destes setores da economia.

Aproveitou para agradecer ao Poder Legislativo pelo apoio na aprovação de Políticas Públicas em que beneficiam os pequenos e médios agricultores, além do envio de recursos por emendas, onde se dirigiu também a Bancada Federal em Brasília. Ressaltou a importância dos gestores em conhecer de perto as necessidades dos produtores, trabalhar para regularizações fundiária e ambiental.

Para Aluízio Nascimento, o atual cenário de Roraima está favorável para investimentos e crescimentos e um dos exemplos está na expansão do aeroporto Internacional de Boa Vista, Atlas Catanhede, em R$ 160 milhões por empresa privada internacional. “Temos que permanecer acelerados, permanecer como um dos poucos Estados a crescer acima de 5% este ano.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: