spot_img
spot_img

Maduro pede renúncia de gabinete após derrota eleitoral

Atualizado há

- Publicidade -

‘Peço aos ministros que entreguem seus cargos’, afirmou em rede de TV. Chavismo sofreu derrota severa nas eleições legislativas de domingo (6).

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu nesta terça-feira (8) a renúncia de seus ministros para que haja a “reestruturação necessária” do governo, após a contundente vitória da oposição nas eleições legislativas de domingo (6) passado.

“Peço a todos do Conselho de Ministros que entreguem seus cargos para que haja um processo de reestruturação, renovação e impulso profundo de todo o governo nacional”, disse Maduro em seu programa semanal na TV.

- Publicidade -

“Isto é o que quero: uma agenda para a nova etapa da revolução, de profunda retificação, de sacudimento”, afirmou o presidente, soltando, na sequência, um palavrão (c……!).

O chavismo sofreu sua derrota mais severa da história nas eleições legislativas de domingo, nas quais a coalizão opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD) obteve uma maioria de dois terços na Assembleia Nacional, acabando com 16 anos de hegemonia.

Mais cedo, Maduro – cujo mandato termina em 2019 – convocou o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) para uma jornada de consultas na quinta-feira (10), visando fazer “críticas e autocríticas construtivas” que definam ações de retificação do modelo socialista.

Ao anunciar que a “revolução entra em uma nova etapa”, Maduro precisou que o processo interno de consultas deverá definir estratégias em matéria econômica e política, como medidas contra “a burocracia” e a “corrupção”, assim como sobre a Assembleia, que agora está nas mãos da “contrarrevolução”.

Maduro também disse que Maduro que “os maus ganharam”  e indicou que a oposição, que agora é maioria no parlamento, já lançou seu “ódio” e anunciou, supostamente, que derrogará as leis “do poder popular”.

“Os maus se impuseram, os maus ganharam, ganharam como ganham os maus, com a mentira, com o engano, com a oferta enganosa, com a fraude”, disse o presidente durante seu programa de rádio e televisão “Em contato com Maduro”.

O último boletim do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) informa que de um total de 167 cadeiras da Assembleia, 109 correspondem à Mesa da Unidade Democrática, e três foram para indígenas de partidos regionais vinculados à coalizão opositora. O Partido Socialista Unido obteve apenas 55 cadeiras.

Com este número de deputados, o bloco opositor supera a marca de dois terços necessária para grandes atribuições, como criar ou suprimir comissões permanentes, aprovar e modificar leis orgânicas, submeter a referendo tratados internacionais e projetos de lei, remover magistrados do Supremo Tribunal de Justiça, designar os integrantes do CNE, aprovar projeto de reforma constitucional e até buscar retirar de maneira antecipada o presidente do poder.

Esta é uma situação inédita em um Parlamento que foi dominado pelo governo de esquerda desde 1999, quando Hugo Chávez, que morreu em 2013, chegou ao poder.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: G1

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: