spot_img
spot_img

Lula participa de cúpulas regionais na Guiana e em ilha do Caribe

embaixadora Gisela Padovan, secretária de América Latina do Ministério das Relações Exteriores (MRE), destacou a importância histórica e cultural da região caribenha

Atualizado há

- Publicidade -

GEORGETOWN – Na próxima quarta-feira (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcará rumo a Georgetown, capital da Guiana, para participar do encerramento da 46ª Cúpula de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (Caricom) como convidado especial. Fundada em 1973, a Caricom é um dos mais antigos organismos de integração regional em funcionamento no mundo, representando 15 países e uma população total de cerca de 19 milhões de pessoas, com uma área territorial equivalente ao estado de Mato Grosso do Sul.

A embaixadora Gisela Padovan, secretária de América Latina do Ministério das Relações Exteriores (MRE), destacou a importância histórica e cultural da região caribenha, ressaltando os laços que unem os países membros da Caricom. Ela também enfatizou o papel significativo desempenhado pelo grupo em questões internacionais, representando uma porcentagem substancial de assentos na ONU e na OEA.

Durante o evento, Lula abordará temas relevantes para a região, como segurança alimentar e mudanças climáticas, alinhados aos interesses do Brasil, que atualmente preside o G20. O ministro Elio Cardoso, diretor do Departamento de México, América Central e Caribe do MRE, destacou a importância dessas discussões em um momento crucial para o Caribe, especialmente em relação à dependência de importações alimentares e aos desafios climáticos.

- Publicidade -

Além de participar da cúpula da Caricom, Lula também se encontrará com o presidente da Guiana, Irfaan Ali, em uma visita de Estado para fortalecer os laços comerciais entre os dois países. A Guiana experimentou um crescimento econômico significativo nos últimos anos, impulsionado pela descoberta de vastas reservas de petróleo e gás, tornando-se conhecida como a “Dubai sul-americana”. O comércio bilateral entre Brasil e Guiana cresceu exponencialmente, refletindo esse boom econômico.

Após sua estadia na Guiana, Lula viajará para São Vicente e Granadinas, onde participará da abertura da 8ª cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) em Kingstown, capital do país. A reintegração do Brasil à Celac, uma decisão tomada por Lula no início de seu terceiro mandato, evidencia o compromisso do país em fortalecer os laços com os países latino-americanos e caribenhos.

A ministra Daniela Benjamin, diretora de Integração Regional do MRE, destacou a importância dessa reunião para a revitalização da Celac e a oportunidade de avaliar os progressos alcançados e ampliar a cooperação entre os países membros. Durante a cúpula, Lula terá reuniões bilaterais com outros líderes regionais, consolidando ainda mais os laços diplomáticos do Brasil na região.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App