Peso-pesado brasileiro derrotou o uzbeque Abdullo Tangriev e igualou resultado conquistado em Londres-2012.
Atleta militar, o brasileiro Rafael Silva presta continência com a medalha de bronze na cerimônia de premiação do judô.
O judoca brasileiro Rafael Silva, o Baby, conquistou nesta sexta-feira a medalha de bronze da categoria peso-pesado, a terceira do judô brasileiro e a quarta do país na Olimpíada. Com o resultado, o judoca repete o terceiro lugar que havia conseguido em Londres 2012.
O brasileiro, que compete na categoria acima de 100 kg, venceu na decisão da medalha de bronze Abdullo Tangriev, do Uzbequistão, medalhista de prata em Pequim 2008, com um yuko, para delírio da torcida presente na Arena Carioca 2.
O pódio coroa um momento de superação do atleta paranaense de 29 anos, que por pouco não ficou fora dos Jogos Olímpicos por causa de uma lesão no ombro. Ele passou meses longe do tatame e quase perdeu a vaga para David Moura. No final, conseguiu se recuperar a tempo, obteve os pontos no ranking e pôde representar o Brasil na categoria.
Baby não foi mais longe porque cruzou nas quartas de final com o favorito Teddy Riner, da França, e acabou perdendo por wazari. Antes, Baby vinha de duas vitórias, sobre o hondurenho Ramon Pileta e sobre o russo Renat Saidov. Na repescagem, o brasileiro venceu o holandês Roy Meyer.
Com a medalha, o judô brasileiro encerra sua participação nos Jogos do Rio-2016 com uma medalha de ouro, de Rafaela Silva, e duas de bronze, de Rafael “Baby” Silva e Mayra Aguiar. O resultado é inferior ao obtido nos Jogos de Londres, quando o Brasil obteve quatro medalhas (uma de ouro e três de bronze).
Fonte: Veja