spot_img
spot_img

John Kerry apela ao Curdistão para defender soberania do Iraque

Atualizado há

- Publicidade -

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry encontrou-se esta segunda-feira com Massoud Barzhani e apelou ao presidente da região autónoma iraquiana do Curdistão para se manter ao lado do governo de Bagdade na luta contra a insurgência do autoproclamado Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL ou, na sigla inglesa,ISIL).

O apelo surgiu no decorrer de mais uma escala do périplo do diplomata americano pelo Médio Oriente e pela Europa, no qual John Kerry pretende congregar mais apoio internacional à afirmação da soberania iraquiana contra a revolta sunita em curso no país.

“Nestes últimos dias, a cooperação das forças de segurança aqui, na região curda do Iraque, tem sido crucial para ajudar a colocar em sentido o ISIL”, sublinhou o secretário de Estado norte-americano, o primeiro a visitar Erbil, a capital do Curdistão, depois de Condoleeza Rice há oito anos. No encontro com Barzhani, porém, o diplomata terá ouvido o presidente curdo afirmar estar a ser confrontado com a existência de “uma nova realidade e um novo Iraque”.

- Publicidade -

Os combates com as forças armadas do ISIL têm-se agravado e Washinton receia que o Curdistão aproveite para reclamar a independência e com isso pôr em causa a soberania do Iraque.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: Euro News

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: