spot_img
spot_img

Intensas chuvas podem causar enchente pelo 3º ano seguido na Guiana Francesa e Amapá

Alerta foi emitido aos moradores sobre águas de março e abril, meses considerados de alto risco para alagamentos na região.

Atualizado há

- Publicidade -

A Defesa Civil Municipal emitiu um alerta após o aumento do nível do Rio Oiapoque, no Norte do Amapá, por conta das fortes chuvas que atingem a região. O perigo maior é para o distrito de Vila Brasil, na fronteira com a Guiana Francesa.

De acordo com a instituição, até a manhã desta terça-feira (8), não havia registros de pessoas desabrigadas, mas a estimativa é de que as chuvas fiquem mais intensas até o mês de abril. O alerta foi emitido na segunda-feira (7).

Em 2020, Vila Brasil foi atingida por uma enchente provocada pela cheia do Rio Oiapoque. No ano seguinte, a mesma região também foi inundada deixando diversas famílias em situação de risco e com inúmeros prejuízos.

- Publicidade -
Foto: Defesa Civil

“Recebemos o alerta estadual no domingo, mas já estávamos monitorando o rio desde o ano passado, quando tivemos outra enchente. Se continuar dessa forma, esse vai ser o terceiro ano consecutivo de inundações em Vila Brasil”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Oiapoque, Leno Farias.

Na região existem diversos pontos críticos que passaram a ser acompanhados por conta do alto risco, incluindo a estrada de Vila Velha do Cassiporé, onde pessoas moram nas proximidades do Rio Oiapoque.

“Todo ano a parte mais baixa do município sofre com a época de chuvas. Conseguimos antecipar as ações no Rio Oiapoque através da tábua de maré, mas a partir da região de Vila Brasil não conseguimos ter mais essa previsão”, detalhou Farias.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: