Um homem de 47 anos foi preso em Oiapoque, no Norte do Amapá, no domingo (19), como suspeito de estuprar uma adolescente de 13 anos. Ela saiu de Macapá, com a promessa de que seria levada para trabalhar como cozinheira em um garimpo na Guiana Francesa.
As informações foram encaminhadas pela Polícia Civil, que realizou a detenção após declarações da adolescente, que viajou para a região de fronteira sem nenhum familiar. Uma denúncia levou a polícia a descobrir o caso. Conforme o delegado Charles Corrêa, com presença de psicóloga, de representante da prefeitura e do conselho tutelar, a menor foi ouvida e relatou os crimes.
“A menor detalhou que teve conjunção carnal com esse sujeito, que estavam aguardando o melhor momento para irem para o Suriname e depois migrar para um garimpo na Guiana Francesa para ela trabalhar como cozinheira. Essa história acontece aqui aos borbotões. O sujeito alicia a mulher, prometendo mundos e fundos, um trabalho, mas, na verdade, ela iria pra lá ser explorada sexualmente, pra se prostituir. Nós conseguimos prender esse sujeito em flagrante delito”, destacou.
Com a detenção, o Conselho Tutelar procurou os familiares da adolescente para organizar o envio dela de volta para casa. A investigação apurou que a mãe do suspeito tinha histórico de comandar prostíbulos em garimpo na Guiana Francesa, mas estaria afastada e o filho assumiu o trabalho. O homem foi preso por tráfico de pessoas para fins de exploração sexual e laboral, abuso sexual e por promover envio para exterior com inobservância das regras legais.