spot_img
spot_img

Guiana reitera compromisso com solução pacífica em disputa territorial com Venezuela

No comunicado emitido na segunda-feira (15), o Conselho de Segurança da ONU manifestou preocupação com "a possível escalada da tensão entre Venezuela e Guiana"

Atualizado há

GEORGETOWN – Nesta terça-feira (16), o governo da Guiana reafirmou seu compromisso com uma solução pacífica para a disputa territorial com a Venezuela sobre a região do Essequibo, elogiando a declaração do Conselho de Segurança da ONU sobre a questão.

Em comunicado oficial, o governo guianense declarou: “A Guiana está comprometida com a resolução pacífica da disputa com a Venezuela, em plena conformidade com o direito internacional, através do processo da Corte Internacional de Justiça, e expressa sua gratidão aos membros do Conselho de Segurança pela valiosa consideração desta questão de grande importância para os dois países e a região”.

A nota também expressou a esperança de que a declaração do Conselho de Segurança contribua para a manutenção da paz e segurança regional, garantindo que a América Latina e o Caribe permaneçam como uma área de paz.

- Publicidade -

No comunicado emitido na segunda-feira (15), o Conselho de Segurança da ONU manifestou preocupação com “a possível escalada da tensão entre Venezuela e Guiana” e instou ambas as partes a “exercer a máxima contenção”, respeitando as medidas provisórias emitidas pela CIJ em dezembro de 2023.

Além disso, o órgão enfatizou a importância de resolver as diferenças por meios pacíficos, cumprindo as obrigações sob o direito internacional e a Carta das Nações Unidas. A defesa dos princípios do respeito pela soberania, integridade territorial e a proibição do uso da força contra a integridade territorial ou a independência política de outro Estado também foram destacados.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App