spot_img
spot_img

Guiana lidera projeções de crescimento econômico global em 2024, impulsionada pela exploração de petróleo

Além da Guiana, outros países também estão projetados para experimentar um crescimento notável em 2024, incluindo Palau, na Oceania

Atualizado há

GEORGETOWN – De acordo com previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI), a Guiana está destinada a ser o país com o maior crescimento econômico do mundo em 2024, mantendo sua trajetória ascendente impulsionada pelo boom da exploração de petróleo. Estima-se que o país sul-americano avance impressionantes 33,9% este ano, consolidando sua posição como uma das economias de maior destaque global.

Em 2023, a Guiana já havia testemunhado um notável crescimento de 44,1% em seu Produto Interno Bruto (PIB), atingindo a marca de US$ 40 bilhões. Esse avanço significativo ocorre em meio a um contexto de disputas territoriais com a Venezuela, que reivindica parte do território guianense, potencialmente abrigando vastas reservas de petróleo.

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, assinou leis visando estabelecer um novo estado venezuelano dentro do território disputado, mas até o momento não foram tomadas ações militares. Essa questão delicada está sendo discutida em fóruns internacionais, incluindo a Corte Internacional de Justiça, evidenciando a complexidade geopolítica da região.

- Publicidade -

Além da Guiana, outros países também estão projetados para experimentar um crescimento notável em 2024, incluindo Palau, na Oceania, que depende fortemente do turismo e agora busca se recuperar após sofrer perdas significativas durante a pandemia. Da mesma forma, o Níger, na África, está se beneficiando do aumento das exportações de petróleo, contribuindo para o impulso econômico da nação.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App