O setor de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) anunciou uma novidade: a oportunidade para estudantes brasileiros ministrarem aulas de Língua Portuguesa na Guiana Francesa e França. O objetivo do programa é dar oportunidade para que estudantes brasileiros tenham contato com a língua e cultura francesa, além de levar a sua identidade linguística e cultural brasileira.
O programa é aberto para acadêmicos matriculados no último ano de graduação em Letras ou, caso já tenham graduação no curso, estarem matriculados em outro curso superior (segunda graduação, especialização, mestrado ou doutorado). Além disso, é necessário que o candidato possua bom conhecimento em Língua Francesa e tenha entre 20 a 30 anos de idade.
Os estudantes selecionados vão atuar em estabelecimentos escolares, com carga horária de 12 horas semanais, por um período de 07 meses. A remuneração varia de €770 a 1.000 euros, conforme o local de trabalho (França Metropolitana e Guiana Francesa). As despesas de viagem, seguro e visto ficam por conta do próprio estudante.
Os interessados podem se inscrever até o dia 31 de dezembro de 2021 no site da Embaixada Francesa no Brasil. O edital completo e link para realizar inscrição pode ser acessado aqui.