spot_img
spot_img

GUERRA GUIANA X VENEZUELA: Veja como terminou a reunião realizada no Brasil

As falas dos chanceleres de Venezuela e Guiana deixaram claro, no entanto, que uma diferença fundamental entre os dois países está longe de ser resolvida

Atualizado há

BRASÍLIA – A primeira reunião entre Venezuela e Guiana mediada pelo Brasil, nesta quinta-feira (25), terminou sem avanços significativos para solucionar a disputa sobre a região do Essequibo, mas os chanceleres de ambos os países adotaram um tom mais cordial e diplomático e prometeram pôr fim a ameaças de ambos os lados.

“Na América Latina somos fiéis aos princípios de zona de paz e trabalhamos para resolver as diferenças que podem surgir, de disputas entre Venezuela e Guiana”, disse o chanceler venezuelano, Yván Gil. “Concordamos na necessidade de evitar que nenhuma das partes recorra a menções, ameaças e invocação de uso da força, incluindo o envolvimento de terceira parte nessa matéria ou qualquer outra que envolve Guiana e Venezuela.”

A fala baixa a temperatura do que vinha sendo uma troca de acusações e ameaças da Venezuela de invadir a região do Essequibo, que pertence à Guiana, assim como negociações da Guiana para autorizar a construção de uma base norte-americana em seu território.

- Publicidade -

As falas dos chanceleres de Venezuela e Guiana deixaram claro, no entanto, que uma diferença fundamental entre os dois países está longe de ser resolvida. “Temos um problema não resolvido que está diante da Corte Internacional de Justiça (CIJ) e estamos comprometidos com o processo que vai permitir a CIJ oferecer uma solução, que nos comprometemos a cumprir”, disse o chanceler da Guiana, Hugh Todd.

A jurisdição da CIJ sobre a solução para a questão do Essequibo é um dos pontos de divergência entre os dois países. A região, que representa dois terços do território da Guiana, tem sua posse questionada pela Venezuela desde o século 19, quando os britânicos, então colonizadores da Guiana, ocuparam uma área para além do rio Essequibo, onde havia sido descoberto ouro.

 

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App