spot_img
spot_img

GRAVE: Garimpeiros denunciam treinamento de indígenas para policiamento armado na Terra Indígena Yanomami

Eles planejam levar essa denúncia às autoridades competentes, incluindo a Polícia Federal, para uma investigação minuciosa.

Atualizado há

- Publicidade -

PARAMARIBO – Recentemente, o jornal Notícias Independente divulgou informações preocupantes sobre a Terra Indígena Yanomami (TI Yanomami), alegando que indígenas estariam sendo treinados pelo IBAMA para realizar policiamento armado na região, com o objetivo de expulsar garimpeiros. A denúncia foi feita por um garimpeiro identificado como H.S.C, de 54 anos.

Segundo H.S.C, um indígena teria repassado a ele essa informação, inclusive enviando um vídeo que mostra um indígena com fotos dessas atividades de treinamento. Essa revelação lança luz sobre uma situação potencialmente explosiva na região, onde tensões entre indígenas e garimpeiros têm sido uma fonte de conflito constante.

O Movimento Garimpo é Legal, que já havia protocolado denúncias anteriores sobre o uso ilegal de armas por parte dos indígenas com a conivência das forças de segurança, agora classifica essas novas revelações como um ato de prevaricação. Eles planejam levar essa denúncia às autoridades competentes, incluindo a Polícia Federal, para uma investigação minuciosa.

- Publicidade -

Essas alegações destacam a complexidade das relações na região amazônica, onde questões ambientais, direitos indígenas e atividades econômicas como o garimpo se entrelaçam em um cenário muitas vezes conturbado. A Terra Indígena Yanomami é uma das maiores reservas indígenas do Brasil, abrigando uma população significativa dessa etnia e enfrentando uma série de desafios, incluindo a invasão de terras por garimpeiros ilegais.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: