O Outbreak Management Team (OMT) emitiu um comunicado recomendando que as pessoas passem as férias e festas de final de ano de forma adequada e segura. O anúncio foi divulgado depois que alguns estabelecimentos anunciaram que vão realizar testes rápidos da Covid-19 na entrada de eventos.
Sobre essa possibilidade, a entidade afirma que esse tipo de teste antígenos é conhecido por ser baixa em indivíduos assintomáticos (menos de 60%) e o governo rejeita veementemente tais propostas, apoiadas pela OPAS / OMS. “A OMT agradece ao setor pela disponibilidade em apresentar respostas prontas”
Ainda segundo o OMT, a entidade “continuará a sintonizar essas respostas com a realidade. Um Suriname saudável e livre de Covid-19 é o objetivo. Nas próximas semanas, a educação em torno de um final de ano seguro e cobiçado terá de ser intensificada”, disse, em nota.
“É certo que teremos que prescindir das festividades de dança e bebida habituais este ano para proteger a nossa saúde e a de nossos entes queridos. Nas últimas duas semanas houve um aumento nos relatos de festas, clubes que estão abertos e para onde vão multidões. Devemos agora todos evitar isso”, disse Amar Ramadhin.